
Camilo Rebelo, arquitecto.
Casa da Arquitectura incorpora acervo de Camilo Rebelo
A Casa da Arquitectura vai receber o acervo do arquitecto Camilo Rebelo, autor do projecto do Museu do Côa, estando a assinatura do protocolo marcada para hoje, terça-feira, anunciou a instituição.
“Esta incorporação representa uma doação viva e em expansão, que acompanhará o desenvolvimento futuro do atelier. Serão integrados 18 projectos, abrangendo 20 anos de trabalho (2000–2020), que espelham a evolução e a coerência da trajectória arquitectónica de Camilo Rebelo”, pode ler-se no comunicado divulgado pela Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura, sediada em Matosinhos, no distrito do Porto.
Entre os projectos do arquitecto de 53 anos que fazem parte do acervo em causa estão o Museu de Arte Moderna de Varsóvia, a Casa Ktima, na Grécia, a Casa Promise, em Grândola, o Museu do Carro Eléctrico e o Museu da Cidade – Extensão Douro, no Porto, entre outros.
“Figura incontornável da arquitectura portuguesa contemporânea, Camilo Rebelo construiu uma obra amplamente reconhecida a nível nacional e internacional, marcada pela profundidade conceptual, pela relação com o território e pela dimensão poética do espaço”, acrescenta a Casa da Arquitectura.
Formado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Camilo Rebelo trabalhou com Eduardo Souto de Moura e Herzog & de Meuron, antes de iniciar actividade no Porto, momento a partir do qual “criou cerca de uma centena de projectos, alguns deles em parceria com Tiago Pimentel, Susana Martins, Cristina Chicau e Patrício Guedes”, segundo a biografia disponibilizada pela Casa da Arquitectura.
Professor em várias escolas, nacionais e internacionais, já foi distinguido com os prémios Bauwelt, Baku UIA e Douro Valley.















