Canadá: Central Hidroeléctrica nas cataratas do Niagára vai ser transformada em hotel de luxo
A Central está situada nas belíssimas Horseshoe Falls, do lado canadiano, e foi projectada pelo arquitecto EJ Lennox (1854-1933). A sua majestática presença e o seu estilo marcante Beaux Arts fazem-na parecer tudo menos uma central hidroeléctrica, mas foi essa a função que desempenhou entre 1906 e 1974. Desde então esteve parada e um pouco abandonada.
O edifício devoluto não encontrou comprador e veio a ser classificado como "sítio histórico nacional" pelas autoridades canadianas em 1983, antes de se tornar propriedade da Niagara Parks Commission, uma agência do Ministério do Turismo do Ontário. Após um longo período de maturação a mudança de utilização do edifício, as autoridades optaram por um projecto de criação de um hotel boutique de 5 estrelas neste local rico em história.
Um concurso foi aberto e a cadeia de hospitalidade canadiana, com múltiplos hotéis e restaurantes por todo o Canadá - a Pearle Hospitality , foi escolhida para gerir a futura unidade hoteleira de cinco estrelas - a primeira em todas as Cataratas do Niagára, seja do lado canadiano como norte-americano. O projecto arquitectónico vencedor apresentado pela Pearle Hospitality tem a assinatura do atelier também canadiano +VG Architects. O projecto está orçado em 200 milhões de dólares e a sua abertura está prevista para o Verão de 2027. Para além dos muitos quartos de hotel, o local incluirá restaurantes, uma cervejaria, um auditório e um espaço para eventos, sem esquecer os inevitáveis spas e áreas de bem-estar. Recorde-se que o local é visitado anualmente por cerca de 12 milhões de visitantes o que lhe confere uma «massa crítica» susceptível de rentabilizar o projecto.