CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Lojas com História - Foto CMLisboa

Câmara de Lisboa aprova projeto para novo hotel onde funcionava a sapataria A Deusa

23 de março de 2023

Se existisse, estaria agora a comemorar o seu 72.º aniversário, mas a antiga sapataria, fundada em 1951, viria a fechar há alguns anos atrás, fruto da crise no comércio e das subidas das rendas. A loja, fundada na década de 50 do século passado, instalou-se, como como muitas outras sapatarias de referência na capital, na Rua 1.º de Dezembro, paredes meias com o Chiado e a Praça do Rossio.

A Câmara de Lisboa aprovou ontem o projecto de arquitectura para um novo hotel na Baixa Pombalina, no imóvel onde funcionava a sapataria A Deusa, classificada como Loja com História, que foi despejada em Fevereiro de 2022.

Na reunião privada do executivo camarário, a proposta relativa ao licenciamento de uma obra de ampliação de um imóvel na Rua 1.º de Dezembro, na freguesia de Santa Maria Maior, para instalação de um hotel, foi aprovada com cinco votos contra, tendo dois sido do PCP, dois do Cidadãos Por Lisboa (eleitos pela coligação PS/Livre) e um do BE, quatro abstenções do PS e sete votos a favor da liderança PSD/CDS-PP, votação em que o Livre esteve ausente da sala.

“O presente projecto refere-se ao licenciamento de uma obra de ampliação num edifício, composto por cinco pisos acima do solo, actualmente, para serviços e comércio, localizado em área abrangida pelo Plano de Pormenor de Salvaguarda da Baixa Pombalina, e que se destinará à instalação de um empreendimento turístico (hotel com 32 unidades de alojamento e uma ‘suite’) nos pisos superiores e de um restaurante, no piso térreo”, lê-se na proposta a que a agência Lusa teve acesso.

Relativamente ao facto desta operação urbanística incidir sobre o imóvel onde funcionava a sapataria A Deusa, que foi distinguida no programa Lojas com História, foi solicitada a pronúncia do Departamento de Emprego, Empreendedorismo e Empresas, tendo a Divisão de Promoção e Dinamização Local esclarecido que, “devido ao encerramento de actividade, aquela distinção se tinha extinguido”.


Projecto de ampliação do CCB - maqueta Arquitectos Gregotti Associatti + RISCO


Módulos 4 e 5 do Centro Cultural de Belém vão finalmente avançar

Este imóvel na Rua 1.º de Dezembro integra também a Sapataria Presidente, em que a fachada está identificada na Carta Municipal do Património Edificado e Paisagístico, pelo que foi pedida a pronúncia do Grupo de Trabalho da Estrutura Consultiva Residente, que “emitiu parecer, condicionado ao acompanhamento dos trabalhos de relocalização do painel de azulejos, pela Divisão de Salvaguarda do Património Cultural (DSPC) e à entrega dos antigos letreiros publicitários em ‘néon’ para depósito junto do Museu do Design e da Moda (MUDE)”.



Na área do Urbanismo, a câmara aprovou ainda a emissão de informação prévia favorável quanto à viabilidade de construção dos Módulos 4 e 5 do Centro Cultural de Belém (CCB), na Praça do Império, com os votos contra de PCP, BE, e Cidadãos Por Lisboa. Embora previsto desde a sua criação, a expansão do conjunto imobiliário do CCB nunca se veio a concretizar. O módulos 4 e 5 prevêm a construção de uma área comercial e de um hotel.

Lusa/DI