CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Bankinter lança fundo que permite a mais famílias o acesso a investimento alternativo

27 de fevereiro de 2024

O Bankinter Investment acaba de lançar um novo Fundo de Capital de Risco, o Bankinter Inversión Alternativa I FCR, que permite alargar a mais famílias o acesso à maior plataforma de investimentos alternativos da Península Ibérica.

Este novo fundo reafirma a capacidade de inovação do Bankinter, na medida em que democratiza o acesso a um vasto universo de investimentos alternativos, até aqui disponíveis para montantes mais elevados, passando agora a contemplar um montante mínimo de investimento mais baixo.

Com valores de entrada a partir de 10 mil euros, o novo fundo Bankinter Inversión Alternativa I FCR, vocacionado para a obtenção de retornos estáveis e recorrentes a longo-prazo, abre aos clientes do Bankinter oportunidades de investimento em activos reais, diversificados por sector, geografia e perfil de risco, que criam valor sustentável na economia real.

Este fundo poderá investir em sectores tão variados como as energias renováveis, infraestruturas, logística, residências de estudantes, hotéis, superfícies comerciais, tecnologia ou capital de risco, entre outros.

O modelo de gestão do Bankinter Inversión Alternativa assenta em três pilares fundamentais que permitem assegurar um alinhamento total de interesses entre o Bankinter Investment, os parceiros especialistas e os investidores que decidem coinvestir nos vários veículos.

O primeiro pilar consiste no compromisso de exclusividade estabelecido no acordo de longo prazo entre o Bankinter Investment e as empresas especialistas em cada sector. Para cada área em que o Bankinter Investment decide investir, é escolhido o melhor parceiro, considerado como referência no mercado e especializado no setor, desempenhando um papel fundamental na orientação do investimento. O segundo pilar é o compromisso de coinvestimento assumido pelo Bankinter e pelos parceiros, que são investidores-âncora e que permanecem nos veículos do princípio ao fim da sua vida útil. Através do terceiro pilar o Bankinter Investment controla e supervisiona as decisões mais relevantes a serem tomadas dentro dos órgãos de gestão dos activos, com presença nos comités de investimento e direitos de veto em temas fundamentais.

"Com este novo produto, o Bankinter mostra, mais uma vez, que a inovação e a procura constante das melhores soluções de investimento para públicos diversificados estão no seu ADN", refere Vítor Pereira, Diretor de Produtos, CRM, Marketing e Canais Digitais e Membro da Comissão Executiva do Bankinter Portugal, destacando que "este tipo de fundos, reforçam o papel do Bankinter no aconselhamento de soluções de investimento inovadoras, ajustadas aos perfis dos clientes, e com potencial de rentabilidade".

Por seu turno, Joaquim Castro, Diretor do Bankinter Investment em Portugal, afirma que "este fundo, cuja comercialização agora se inicia em Portugal, depois de em Espanha ter obtido mais de 4.800 investidores até a presente data, é um excelente complemento às tradicionais estratégias de investimento em ações e obrigações, protegendo os investidores da volatilidade associada aos mercados acionistas e permitindo gerar rendimentos acima da taxa de inflação".