Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Banco de Portugal vai instalar-se em Entrecampos

 

Banco de Portugal vai instalar-se em Entrecampos

27 de janeiro de 2025

A Fidelidade, através da sua subsidiária Fidelidade Property Europe, SA., assinou hoje um Memorando de Entendimento com o Banco de Portugal no qual se estabelecem as bases para a edificação de um imóvel localizado em Entrecampos, Lisboa, destinado à instalação desta Instituição. A transacção está sujeita à obtenção das aprovações necessárias e à conclusão das negociações entre as partes.

Para a Fidelidade, o projecto de Entrecampos, localizado nos terrenos da antiga Feira Popular, representa uma visão revitalizadora daquela área central de Lisboa, criando um marco urbano que combina sustentabilidade, design contemporâneo e funcionalidade. O projecto integra edifícios residenciais, escritórios, comércio, parqueamento, zonas verdes e outros espaços públicos, servindo toda a área circundante, “promovendo uma qualidade de vida excepcional, diversidade e um dinamismo que posicionará Entrecampos como um exemplo de revitalização urbana na Europa” - refere a Fidelidade detido pelos chineses da Fosun Internacional.

O mega empreendimento de Entrecampos conta com a participação dos aclamados arquitectos como Ana Costa, Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura, ambos laureados com o Prémio Pritzker, responsáveis pelos edifícios residenciais. Os edifícios de escritórios e comerciais foram desenvolvidos pelo atelier internacional de arquitectura KPF e pelo gabinete português Saraiva e Associados, que contribuíram para o planeamento e harmonização urbana do projecto.



O terreno onde será construído o edifício Banco de Portugal localiza-se na Parcela A da Unidade de Execução de Entrecampos, em Lisboa. O acordo, que culmina um extenso trabalho de análise técnica, funcional e jurídica, envolvendo equipas de ambas as entidades, como refere o regulador bancário nacional em comunicado, “reflecte o interesse do Banco de Portugal em ali concentrar os seus escritórios em Lisboa e o compromisso da Fidelidade em concretizar a transacção. A respetiva formalização está sujeita à conclusão satisfatória das negociações e à obtenção das aprovações necessárias.

O projeto, segundo o BdeP “apresenta uma infraestrutura moderna e funcional com os mais altos padrões de sustentabilidade, numa localização central com grande acessibilidade, integrada e aberta à comunidade, devendo estar concluído no terceiro trimestre de 2027”. Que adianta_ “A concretização desta aquisição vai ao encontro das necessidades do Banco de Portugal nos planos funcional e institucional e representa o culminar de um processo com várias décadas de procura da melhor solução para uma localização única do espaço de escritórios na cidade de Lisboa”.

Imagens KPF



PUB
AYH MAP2025
PUB
PUB
AYH MAP2025Newsletter
Arrendamento
Renda mediana de novos contratos aumentou 10,0% e novos contratos diminuiram 10,4%
27 de junho de 2025