CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Rossio 85

Rossio 85

Rossio 85

Baixa Pombalina mais rica com a reabilitação do edifício Rossio 85

24 de outubro de 2022

Num investimento da promotora Stone Capital, o edifício Rossio 85 localizado em pleno centro histórico de Lisboa, na famosa Praça Dom Pedro IV, conhecida por Praça do Rossio, vai ser reabilitado pela Kalam.

Tratando-se da reabilitação integral de um edificio histórico, com cerca de 200 anos de existência, a proposta passa por intervir num edifício habitacional e comercio, onde o projecto de arquitectura e engenharia, previu a adaptação da estrutra do edificio, mantendo algumas das suas características interiores, com as escadas existentes e manutenção cuidada dos alçados do mesmo, sem alterar a sua volumetria e mantendo toda a traça do edificio original, até ao mais ínfimo pormenor. O reforço estrutural do imóvel garante o cumprimentos da legislação em vigor, no que respeita à segurança e resistência à acção sísmica, acessibilidades, comodidades e gestão eficiente de consumo energético. Fez ainda parte deste programa de obra, a utilização de materiais de fabrico nacional e tradicional, para manter as características originais do prédio Pombalino.


Rossio 85


O edifício será constituído por cinco pisos, designados por piso 0, 1, 2, 3, e aguas-furtadas . O piso 0, destinado a comercio, está sob as abóbadas de nivel 1, parte característica da anterior estrutura do edificio, a reabilitar e sobre as quais se desenvolvem os restantes 4 pisos e que agrupam 14 unidades de habitação, de tipologias T1 e T2 distribuidos por 1500 m2 destinados a habitação, servidos pela sua escada original.


Rossio 85


"A Kalam Portugal orgulha-se de poder levar a cabo esta tão importante obra e assim contribuir para a continua reabilitação do centro histórico de Lisboa e colocar ao serviço do país, o nosso conhecimento e experiencia , pela mão dos artesãos e técnicos especializados que compõe a nossa equipa. O nosso crescimento em Portugal e a afirmação da nossa marca no mercado da reabilitação, restauro e conservação de patrimonio, pretende-se sólida e consistente e esta obra, é sem duvida, disso um excelente exemplo, neste investimento liderado pela Stone Capital , um dos promotores nacionais de referencia, com projecto de arquitectura desenvolvido pelo reconhecido atelier INTERGAUP e com fiscalização da DDN”, José Paraíso, Managing Director Portugal da Kalam. 


Rossio 85


De recordar que a Kalam, empresa Internacional de construção fundada em 1987 em Espanha, especializada nos sectores de edificação, restauro de património, restauro e conservação de fachadas e reabilitação integral de edifícios, onde conta com mais de 30 obras realizadas em património classificado pela UNESCO tendo chegado recentemente a Portugal.