CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

Axis Porto Club

Axis Porto Club já abriu. Novo hotel situa-se na antiga sede do FC Porto

27 de fevereiro de 2023

O AXIS Hotéis & Golfe abriu um novo hotel no coração da cidade do Porto, num edifício centenário no centro da Invicta e onde estava a antiga sede do Futebol Clube do Porto.

O charme e a história deste edifício estão em plena harmonia no design e na decoração dos seus 53 quartos, dos quais 14 são suítes. Com uma localização privilegiada para quem quer conhecer a cidade, o Hotel fica a um passo dos mais icónicos pontos turísticos. O hotel conta também com um restaurante e bar, o UMAMI, que oferece uma vista privilegiada para a Câmara Municipal do Porto. 


Axis Porto Club

A requalificação da antiga sede do FC Porto no Hotel Axis Porto Club foi elaborada pelo arquitecto Artur Alves com o objectivo de retratar e homenagear a história da relação entre o Clube e a cidade do Porto. Assim, as obras de Ester Monteiro, Escultora e Artista Portuense, que se encontram expostas nos corredores do hotel são o resultado da articulação desta relação e história. Na escadaria que percorre todo o edifício, podemos encontrar referências a essa relação, como é o caso do excerto do poema “Aleluia” do portuense Pedro Homem de Melo, criado no final da década de 60. A última quadra do poema divide-se entre o primeiro e o último andar. 


Axis Porto Club

Para Filipe Silva, Member of Board of Directors do grupo Axis Hotéis e Golfe, "o Axis Porto Club, é muito mais do que uma ligação ao Futebol Clube do Porto. É um hotel com uma história, que é importante destacar mas, acima de tudo, um espaço com alma do norte que sabe receber bem todos os que cá chegam. Tivemos a preocupação de manter a sua identidade mas tornando-o um espaço de todos e para todos. O nosso objectivo é fazer com que os nossos hóspedes se sintam em casa e respirem a hospitalidade do norte". 


Axis Porto Club

O Grupo Axis apresenta diferentes conceitos, com apostas em todos os segmentos de mercado desde o MI, Corporate, Lazer, Golfe, Saúde e Bem-Estar e Gastronómico, orientados para a diversidade do produto e para uma oferta, reconhecida pelos clientes, em produtos de excelente qualidade/preço. Com um investimento de cinco milhões de euros, o Axis Porto Club vem juntar-se aos restantes seis hotéis, concentrados no norte do país. Com unidades na Póvoa de Varzim, Ofir, Viana do Castelo, Porto, Braga e Ponte de Lima onde detém ainda o Campo de Golfe, o Grupo Axis é já um Grupo hoteleiro consolidado e em fase de preparação para expansão a outros destinos nacionais. 


Axis Porto Club

Apenas como nota histórica, é ainda de referir que a história do edifício e da sua relação com o FCP remonta a 1933, quando o clube arrendou o primeiro andar ao seu proprietário, César Augusto Bordallo, para ali instalar os seus serviços de sede e secretaria. Ao longo das quase cinco décadas em que a sede do FC Porto se manteve no edifício, até esta ser transferida para o Estádio das Antas, em 1982, a varanda da sede do FC Porto tornou-se um espaço que faz parte da memória colectiva da cidade, tendo sido palco de consagração de diversos campeões e vencedores e o destino de autênticas romarias azuis e brancas.