CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
domingo, 17 de outubro de 2021
Arquitectura
Open House Lisboa segue os "Caminhos da Água" que unem a capital a Almada

Open House Lisboa segue os "Caminhos da Água" que unem a capital a Almada

16 de setembro de 2021

A 10.ª edição da Open House Lisboa vai decorrer nos dias 25 e 26 de Setembro, pelos "Caminhos da Água” que "moldam as paisagens de Lisboa e Almada", numa proposta comissariada pelo colectivo Baldios, de arquitectura paisagista.

A iniciativa estende-se pela primeira vez às duas cidades das duas margens do Tejo, envolve 68 espaços para visitas gratuitas, 49 dos quais em estreia, cumpre oito percursos urbanos acompanhados por especialistas, durante todo o fim de semana, e promove ainda dois "passeios sonoros", segundo o programa hoje divulgado pela Trienal de Arquitectura de Lisboa, que promove a iniciativa.

"À 10.ª edição, o [projeto] Open House Lisboa elege a paisagem como protagonista, estende o roteiro e o olhar à margem esquerda do Tejo e prepara-se para explorar, pela primeira vez, as cidades de Lisboa e Almada", em conjunto, numa proposta comissariada pelo colectivo Baldios, que reconhece na água o elemento de união dos dois territórios e o fio condutor do roteiro.

Os “Caminhos da Água” convidam assim "à descoberta de diferentes tipologias de edifícios que resultam do vínculo entre água e cidade, percorrendo o Tejo e os vales de ambas as margens".

O projecto Open House, criado em 1992 pela arquitecta britânica Victoria Thornton, está hoje presente em 50 cidades a nível mundial, de Londres e Nova Iorque, a Buenos Aires e Seoul. Realiza-se em Portugal desde 2012.

Lusa/DI

PUB
PUB
TURISMO
“Adaptar Turismo” mobiliza 5 milhões de euros para apoios a fundo perdido até 20 mil euros
15 de outubro de 2021
ARRENDAMENTO
Declaração de rendas que reduz IMI muda para de 1 de Janeiro a 15 de Fevereiro
14 de outubro de 2021
PUB
PUB
INTERNACIONAL
Beyoncé, o marido Jay-Z, uma jóia Tiffany de valor incalculável e uma mansão à venda por 42 milhões de dólares…
15 de outubro de 2021
PUB