CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
domingo, 28 de fevereiro de 2021
Fotografia com Arte
Igreja de Nossa Senhora das Ondas, em Tavira Igreja-Ondas-Tavira-01 - Fotografia JORGE MAIO.png Igreja-Ondas-Tavira-02 - Fotografia JORGE MAIO.png Igreja-Ondas-Tavira-03 - Fotografia JORGE MAIO.png Igreja-Ondas-Tavira-05 - Fotografia JORGE MAIO.png Igreja de Nossa Senhora das Ondas, em Tavira

Igreja de Nossa Senhora das Ondas, em Tavira

9 de setembro de 2019

As mil e tal tábuas do tecto em madeira pintada, os retábulos, os altares, tudo foi retirado da Igreja de Nossa Senhora das Ondas, para ser restaurado com o máximo dos cuidados na Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, num trabalho que demorou dois anos.

Depois de recuperado o próprio edifício, estas verdadeiras, e às vezes desconcertantes, obras de arte voltaram ao seu sítio original.

A Igreja de Nossa Senhora das Ondas, em Tavira, mandada edificar na primeira metade do século XVI pela Confraria de São Pedro Gonçalves Telmo (também conhecida como Compromisso Marítimo), é um edifício que reúne em si mesmo memórias de grande importância para a História Religiosa e Local, porquanto é um testemunho vivo da actividade marítima em Tavira, e do grupo social que lhe esteve subjacente - a confraria de pescadores e mareantes.

Os danos causados pelo sismo de 1755 determinaram a reconstrução do templo, confiada à responsabilidade de Diogo Tavares de Ataíde, o mais importante mestre pedreiro da época barroca do Algarve.

Na decoração interior da Igreja de Nossa Senhora das Ondas merece especial destaque a pintura em perspectiva que decora o tecto, considerado como o mais antigo tecto pintado nesta técnica em toda a região algarvia. A restante decoração é composta quase exclusivamente por peças do barroco setecentista.

Texto e fotografias: Jorge Maio

PUB
TURISMO
Proença-a-Nova reabilita Praia Fluvial da Aldeia Ruiva
26 de fevereiro de 2021
ARRENDAMENTO
Aprovada proposta que permite ao fisco ceder dados para validação do Apoiar Rendas
26 de fevereiro de 2021
PUB
PUB
INTERNACIONAL
FIFA world Cup Qatar 2022: construção de 7 estádios já levou à morte de mais de 6.500 trabalhadores migrantes
24 de fevereiro de 2021
PUB