CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
segunda-feira, 2 de agosto de 2021
Fotografia com Arte
Palácio dos Marqueses do Lavradio - Fotografia JORGE MAIO 01 - Santa Clara em Lisboa - Fotografia Jorge Maio 03 - Santa Clara em Lisboa  - Palácio dos Condes de Barbacena - Fotografia Jorge Maio 04 - Santa Clara em Lisboa - Fachada com Azulejos - Fotografia Jorge Maio 05 - Santa Clara em Lisboa - Fachado do Convento de São Vicente de Fora - Fotografia Jorge Maio 06 - Santa Clara em Lisboa - Abóboda do Pantão Nacional - Fotografia Jorge Maio Palácio dos Marqueses do Lavradio - Fotografia JORGE MAIO

FOTOGRAFIA com ARTE: Campo de Santa Clara

3 de dezembro de 2018

D. Afonso Henriques escolheu-o para acampar as suas tropas para a conquista de Lisboa com a ajuda dos cruzados e terá então prometido a São Vicente mandar construir um mosteiro neste local se fosse vitorioso na conquista da cidade. Assim, foi lançada a construção da Igreja de S. Vicente de Fora que no séc XVI foi totalmente alterado e construído tal como é hoje conhecido durante o reinado de Filipe I.

Parte desta zona foi mais tarde utilizada como Campo da Forca, para a aplicação de penas capitais e construído no século XIII, o Convento de Santa Clara, totalmente destruído pelo terramoto de 1755.

A importância de Santa Clara mede-se pela existência à sua volta ou dentro dela da igreja e mosteiro de São Vicente de Fora , o Panteão Nacional, o Palácio dos Marqueses do Lavradio (séc. XVIII, onde funcionaram os Tribunais Militares), o Palácio dos Condes de Resende (séc. XVI, usado como Casão Militar), o Palácio dos Condes de Barbacena (séc. XVIII, Messe dos Oficiais do Exército), o Palácio Sinel de Cordes (séc. XVIII), o Mercado de Santa Clara (datado de 1877), o Hospital da Marinha, o Conventinho do Desagravo (séc. XVIII) e a Fundição de Cima (onde foi feita a estátua equestre de D. José I) e também aqui se realiza a famosa Feira da Ladra 2 vezes por semana.

Fotografias e texto: Jorge Maio

PUB
TURISMO
Sabe onde ficam os 10 destinos mais populares para fazer surf em Portugal?
30 de julho de 2021
ARRENDAMENTO
Arrendar casa em Lisboa custa agora 13,2 euros/m2
30 de julho de 2021
PUB
PUB
INTERNACIONAL
Mercado de hotéis aquece: Meliá compra Hotel Barcelona Apolo a fundo sueco por 90 M€
23 de julho de 2021
PUB