CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Fotografia com Arte

 

 

 

 

 

 

FOTOGRAFIA com ARTE: Campo de Santa Clara

3 de dezembro de 2018

D. Afonso Henriques escolheu-o para acampar as suas tropas para a conquista de Lisboa com a ajuda dos cruzados e terá então prometido a São Vicente mandar construir um mosteiro neste local se fosse vitorioso na conquista da cidade. Assim, foi lançada a construção da Igreja de S. Vicente de Fora que no séc XVI foi totalmente alterado e construído tal como é hoje conhecido durante o reinado de Filipe I.

Parte desta zona foi mais tarde utilizada como Campo da Forca, para a aplicação de penas capitais e construído no século XIII, o Convento de Santa Clara, totalmente destruído pelo terramoto de 1755.

A importância de Santa Clara mede-se pela existência à sua volta ou dentro dela da igreja e mosteiro de São Vicente de Fora , o Panteão Nacional, o Palácio dos Marqueses do Lavradio (séc. XVIII, onde funcionaram os Tribunais Militares), o Palácio dos Condes de Resende (séc. XVI, usado como Casão Militar), o Palácio dos Condes de Barbacena (séc. XVIII, Messe dos Oficiais do Exército), o Palácio Sinel de Cordes (séc. XVIII), o Mercado de Santa Clara (datado de 1877), o Hospital da Marinha, o Conventinho do Desagravo (séc. XVIII) e a Fundição de Cima (onde foi feita a estátua equestre de D. José I) e também aqui se realiza a famosa Feira da Ladra 2 vezes por semana.

Fotografias e texto: Jorge Maio