CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

 

 

 

 

 

 

 

Remodelações em casa? Dicas para pintar e harmonizar

10 de dezembro de 2021

Pintar uma parede de cor? Saiba que a escolha das cores afecta o comportamento e as emoções. A multinacional alemã especialista em produtos e sistemas de construção, Sto, vem-nos lembrar essa verdade, verdade que tanta vezes esquecemos ao remodelar a nossa casa

O frio e o inverno obrigam a estar mais por casa, mas também criam tempo e, por isso, oportunidade, para pequenas remodelações no lar.

Se está a pensar pintar uma divisão ou dar um toque de cor numa parede, tenha em atenção que a escolha da cor e do tipo de tinta a utilizar são fundamentais para alcançar os resultados desejados.

O que me faz sentir? O primeiro critério a ter em conta são as emoções, pois são estas que vão ditar as cores:

 

o   Branco. Transmite frescura e tranquilidade e está provado que aumenta a capacidade de concentração. Adicionalmente, em termos de design, aporta luminosidade e amplitude.

o   Preto. É sinónimo de mistério, força e seriedade. Ainda que favoreça a introversão, confere maior elegância. Não obstante, rouba muita luz, pelo que deve usar-se em pequenas quantidades.

o   Amarelo. Gera positividade e um ambiente agradável. Graças à sua energia e vitalidade, ajuda a combater a depressão e a desenvolver o intelecto.

o   Tons avermelhados. Com capacidade de transmitir sentimentos de paixão e maior agressividade, podem ser demasiado stressantes. No entanto, utilizados com moderação para contrastar com tons claros, dão um toque distinto a determinadas zonas ou elementos da casa: a zona da televisão, na sala, a molduras ou resguardos das portas.

o   Creme. É a cor mais utilizada. Tem um carácter neutro e suave e, mais importante, combina com qualquer cor, provocando uma sensação de ordem.

o   Gama de verdes. Simbolizam natureza e frescura, nas suas tonalidades mais vivas (verde lima), ou tranquilidade e estabilidade, em tons mais suaves.

o   Azuis. Aportam serenidade, introspecção e relaxam os sentidos, quando utilizados em expressões claras. No entanto, podem tornar-se frios e pouco acolhedores. Em tons fortes, o azul reduz o apetite e estimula o pensamento. Em tonalidade pastel ou celeste, ajuda a equilibrar o sono.

o   Roxos. A gama de cores mais artística. Apresenta qualidades opostas. Está ligada, por um lado, à meditação, sobretudo na sua gama mais suave, pelo seu efeito calmante. Por outro, num extremo mais escuro e potente, associa-se à paixão e à fantasia. Não convém abusar na sua utilização, pois tende a causar um efeito depressivo.

o   Rosas. Cada vez mais generalizada, a sua utilização em áreas interiores é uma das opções mais acertadas para criar um ambiente acolhedor e reconfortante, sobretudo em tons pálidos, já que influenciam os sentimentos, tornando-os amáveis, suaves e profundos.

 

Como afectará a luz e a orientação?

Os peritos da Sto chamam a nossa atenção para o facto de a cor podee mudar significativamente de acordo com a luz solar que recebe cada área ou divisão da casa ou com a luz artificial utilizada. Deste modo, é recomendável testar como se comporta uma determinada tonalidade em diferentes condições de iluminação: natural ou artificial, manhã e tarde, solarengo ou nublado, etc - dizem.

 

Estilo arquitectónico

No caso de um estilo arquitectónico muito marcado, a adaptação das cores ao ambiente em que se insere é fundamental. Por exemplo, numa vivenda com tectos altos, molduras destacadas, ou cornijas é conveniente evitar as cores fortes e privilegiar outras gamas com menos destaque. Haverá também que ter em conta as formas: casas com formas irregulares precisam de cores neutras com uma única tonalidade.

 

Maior protecção contra contaminação, imperfeições e danos

Uma correcta selecção de cores não deve responder apenas a imperativos estéticos. Igualmente importante é a sua qualidade e "utilidade". Existem tintas que além da sua função estética, são capazes de assegurar protecção fiável contra humidade, sujidade e substâncias nocivas, tanto no interior como na fachada.  Deste modo, podem evitar-se fenómenos como a fissuras, prevenir a sujidade ou a proliferação de microrganismos gerados pela humidade ou outro tipo de contaminações, proporcionando um ambiente limpo e de qualidade.

No caso de uma vivenda unifamiliar isolada termicamente, haverá que ter em conta também o uso de cores com um valor de referência de luminosidade [Este índice indica o diferencial de claridade, do preto (reflexão mínima = valor 0) ao branco (reflexão máxima = valor 100)] superior a 20% para evitar a acumulação de altas temperaturas devido ao sol direto. Deste modo prolonga-se e garante-se maior durabilidade do sistema (evitando fissuras e perdas de cor, entre outros problemas).

A Sto é um dos principais fabricantes internacionais de produtos e sistemas de isolamento térmico para fachadas, revestimentos exteriores e interiores, fachadas ventiladas, tetos acústicos, reparação e protecção de betão assim revestimentos para pavimentos. Presente em 80 países, em 4 continentes, com 5.050 colaboradores, comercializa cerca de 30.000 produtos e detém 150 patentes, está em Portugal desde 2018.