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Arquitecto catalão Joan Busquets vai traçar novo plano de urbanização de Coimbra-B

11 de agosto de 2022

A Infraestruturas de Portugal (IP) adjudicou por ajuste directo ao atelier BAU, liderado por Joan Busquets, a revisão do plano de urbanização da estação de Coimbra-B. Recorde-se que o projecto inicial, elaborado em 2009, foi da autoria do atelier do famoso urbanista catalão.

O contrato de ajuste directo, celebrado a 29 de Julho entre a IP e a B.Landscap Arquitectura y Urbanismo SL (BAU), com sede em Barcelona, tem um montante de 262 mil euros e um prazo de execução de 224 dias

O plano inicial foi apresentado no âmbito do projecto de alta velocidade que era desenhado então, integrando o troço Soure/Mealhada, estando previsto a Estação Central integrar as linhas ferroviárias convencional e de alta velocidade, o Sistema de Mobilidade do Mondego (que ainda não está a funcionar) e os transportes rodoviários. Doze anos depois, o plano de urbanização que agora será revisto estará também integrado no projecto que o actual Governo tem para a linha de alta velocidade, inscrito na primeira fase, correspondente ao troço Porto-Soure (Coimbra), com obras entre 2026 e 2028 – refere a IP.

José Manuel Silva, presidente do município de Coimbra,  defendeu um “novo projecto para a estação de Coimbra-B, que vá muito além de um mero ‘lifting’ e que orgulhe, dignifique e requalifique a cidade”. “Precisamos de construir finalmente uma estação intermodal, que integre de forma articulada todos os modos de transporte e que potencie uma nova centralidade urbana, catapultando o desenvolvimento urbanístico, económico e social do espaço envolvente e de todo o município”.



Uma nova centralidade, uma verdadeira estação intermodal

O plano inicial apresentado pelo atelier de Joan Busquets em 2010 previa uma nova centralidade para a zona norte da cidade de Coimbra, num estudo urbanístico que abrangia uma área de 107 hectares. Na apresentação do projecto, a 07 de Maio de 2010, estava prevista uma estação num edifício em ponte, sobre o canal ferroviário, localizado na proximidade da actual estação de Coimbra-B, estando também prevista uma zona verde que se articularia com as áreas naturais envolventes, para garantir uma continuidade do Vale de Coselhas até ao Choupal. “Provavelmente não há nenhuma outra estação na Europa que tenha esta singularidade”, salientou, nessa apresentação, Joan Busquets.

Lusa/CMC/DI