CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

Foto Dvfernandes em Wikimedia

Amadora aprova construção de 48 fogos com edificação ecológica e sustentável

21 de março de 2024

No âmbito da Estratégia Local de Habitação, a Câmara Municipal da Amadora aprovou a abertura de um concurso público internacional para a construção de um conjunto habitacional com 48 fogos de tipologia T1, no Cerrado da Mira, freguesia da Encosta do Sol.

Com recurso a candidatura ao PPR, a empreitada compreende “a concepção do projecto e a respectiva construção que consiste num sistema de construção modular e off-site, pré-fabricação ou outra forma que permita um maior controlo dos recursos e materiais, um menor desperdício, uma produção mais rápida e menor mobilização de recursos, revelando-se uma opção inovadora às questões ecológicas de eficiência energética e de sustentabilidade ambiental” - refere o município da Área Metropolitana de Lisboa. A utilização de materiais reciclados e recicláveis, a redução do consumo de energia e de água potável, a utilização de energias renováveis foram preocupações inerentes à opção por esta construção, bem como “proporcionar o conforto térmico e uma iluminação e renovação do ar adequados com o mínimo de consumo de energia no interior dos fogos” - cita o comunicado.

Esta construção visa dar resposta às necessidades de habitação existentes no município, proporcionando, preferencialmente, um alojamento adequado para pessoas idosas, mas com capacidade para realizar a sua vida de forma autónoma ou com alguns cuidados de apoio domiciliário.

A autarquia, de maioria PS, tem encarado a habitação como uma prioridade, pelo que a construção de habitação pública municipal para arrendamento apoiado vem permitir dar resposta às várias carências existentes no concelho.

O preço base da obra é no valor de 7.247.460,86€ + IVA e tem um prazo de execução de 540 dias, prevendo-se a sua conclusão no primeiro trimestre de 2026.

Lusa/DI