CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

Venda de carteiras de crédito malparado poderá ascender a níveis pré-covid

10 de maio de 2022

O ano 2022 poderá, no entanto, voltar a colocar a actividade de venda de carteiras de crédito malparado (Non-Performing Loans – NPL, na sigla inglesa) em Portugal nos níveis pré-Covid, quando o padrão de transacções se situava entre 6.500 e 8.000 milhões de euros. As estimativas são apresentadas pela Prime Yield na sua mais recente edição do estudo “Keep an Eye on the NPL&REO Markets”.

A empresa, que tem uma área de serviços especializados no mercado de NPL&REO com actuação em Portugal, Espanha, Grécia e Brasil, contabiliza no 1º trimestre deste ano um pipeline de 1.000 milhões de euros entre carteiras de NPL já transaccionadas, em negociação ou em oferta no mercado nacional. “Este volume de negócios identificados só nos primeiros três meses do ano já perfazem o valor transaccionado no total de 2020, abrindo, assim, boas perspetivas para a actividade de investimento neste tipo de activos em 2022” refere o estudo da consultora.

“Apesar do malparado entre a Banca ter continuado a diminuir, a estratégia da maioria dos bancos portugueses continua a ser de redução do stock de crédito em incumprimento, havendo actualmente vários processos de venda em curso ou já anunciados, incluindo de instituições como o Bankinter, Santander, EuroBic ou o Millennium bcp. Além disso, é expectável o lançamento de novos processos de venda nos próximos meses por parte da CGD e do Montepio Geral”, explica Francisco Virgolino, Head and Partner of NPL&REO Portugal da Prime Yield.

 

Interesse por parte de investidores

Do lado da procura, o responsável destaca o “elevado interesse dos investidores em NPL no mercado português”, salientando que 2022 poderá ser um ano marcado também pela entrada de novos ‘players’ no mercado. “Existem ainda muitos portfólios de grande dimensão, sobretudo os que não têm colaterização, a surgir em oferta no mercado este ano, ao mesmo tempo que as carteiras de malparado que são colaterizadas terão um valor agregado mais baixo. Este tipo de diversificação de oferta vai atrair um leque mais vasto de perfis de investidores, incluindo os que têm tickets de investimento mais baixo”, nota Francisco Virgolino.

“Com a boa a dinâmica esperada do lado da oferta e a diversificação dos perfis de investidores activos, não temos dúvida de que 2022 não só dará continuidade à tendência de recuperação das transacções de NPL iniciada o ano passado, como reúne todas as condições para voltar a posicionar a actividade no ritmo pré-pandemia”, diz aquele responsável.

Em 2021, a Prime Yield estima que tenham sido transaccionadas carteiras de NPL em Portugal no valor de 3.000 a 3.500 milhões de euros, triplicando a actividade residual de menos de 1.000 milhões de euros registada em 2020, ano em que este mercado paralisou quase por completo devido à pandemia.

“Apesar não se antever escassez de carteiras de malparado para venda no mercado, o sistema financeiro nacional continuou a dar passos firmes na sua desalavancagem, reduzindo o montante de crédito malparado em quase 37% no último ano” – refere o estudo da Prime Yield. No final de 2021, contabilizavam-se cerca de 7.700 milhões de euros de NPL entre os bancos nacionais, menos 4.500 milhões do que os 12.200 milhões registados no final de 2021. As famílias detêm 32% do crédito malparado contabilizado, 2.500 milhões de euros, dos quais cerca de metade alocado ao financiamento para compra de habitação, num total de 1.200 milhões de euros. A maior parte do NPL continua a estar entre as empresas, que concentram 64% do total contabilizado, equivalente a 4.900 milhões de euros. Entre as empresas, destacam-se as PMEs, as quais contabilizavam 3.200 milhões de euros de malparado no final de 2021. Em qualquer um dos segmentos, a tendência foi também de forte redução do malparado face a 2020, com diminuições anuais de 31% no NPL entre as famílias e de 37% entre as empresas.

 

A situação na EU e o caso da Espanha

O volume de malparado em Portugal corresponde actualmente a 3,5% do montante de crédito contabilizado no sistema financeiro nacional. Este indicador, denominado de rácio de NPL, tem vindo também a cair, recuando face ao rácio de 4,9% registado um ano antes. Não obstante, Portugal apresenta ainda o quinto rácio de NPL mais elevado da Europa e superando a média da União Europeia, que no final de 2021 se situava em 2,0%.

Em termos de stock, contabilizavam-se 393.100 milhões de euros em malparado na União Europeia no final de 2021, dos quais 2% concentrados no sistema financeiro português. Neste indicador, destaca-se Espanha, que agrega agora 21% do stock de NPL na Europa, apenas superada pela França. Além disso, ao passo que a vasta maioria dos países europeus continuou a reduzir o seu crédito malparado, Espanha tem vindo a aumentar o stock, passando de 69.700 milhões de euros no final de 2020 para 82.400 milhões no final de 2021. O rácio de NPL em Espanha é de 3,0%.