CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

 

Sintra constrói novas ciclovias

20 de novembro de 2020

A Câmara Municipal de Sintra iniciou esta semana os trabalhos para a execução do Percurso Ciclável e Pedonal na Ligação de Colares, Banzão e Praia Grande, num valor de 994 mil euros; e o novo percurso de ciclovia na Portela de Sintra.

O presente troço da E.N. 375, denominado de Via do Atlântico, encontra-se localizado entre a rotunda de acesso à Praia Grande e a Adega de Colares, apresentando cerca de 1,985 km de extensão.

Com a conclusão da ciclovia de ligação da Avenida do Atlântico às zonas balneares, com extensão de um quilómetro,praticamente concluída, significa que, dentro em breve,será possível fazer um agradável passeio de bicicleta entre a histórica Adega da Cooperativa de Colares e as praias Grande e das Maçãs.

 

32 km de ciclovias

“Os investimentos que a autarquia tem vindo a realizar na construção de ciclovias são de extrema importância, pois significam uma aposta no ambiente e o desenvolvimento de políticas ambientais tão importantes agora como no futuro. Temos já 32 km de ciclovias, são mais de 7 milhões de euros de investimento na sustentabilidade, mobilidade e saúde.” - afirmou o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta (independente PS) no arranque da empreitada, .

“A execução da ciclovia, segunda a autarquia da Área Metropolitana de Lisboa, tem como objectivo promover as deslocações suaves a pé e de bicicleta, requalificar e criar espaços pedonais e a melhoria da qualidade de vida dos munícipes, melhorar a mobilidade e segurança rodoviária e pedonal e ligar núcleos urbanos, espaços públicos relevantes, zonas de comércio e/ou serviços e equipamentos estruturantes”, numa região onde o turismo é da maior importância.

Por outro lado, o novo percurso que irá estabelecer ligação com a ciclovia Portela de Sintra-Ouressa e estará integrado em meio urbano, proporcionará o acesso a equipamentos públicos, nomeadamente a escolas e espaços comerciais, e integrará áreas de interesse paisagístico.

A rede de percursos cicláveis e pedonais do concelho de Sintra está incluída no Programa Portugal 2020, que financia estas intervenções em 50%.