CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Primeiros Vale Eficiência já foram emitidos

11 de outubro de 2021

O Fundo Ambiental, do Ministério do Ambiente e da Acção Climática, emitiu os primeiros 368 Vales Eficiência. Até ao momento, foram submetidas 4350 candidaturas a este programa, operacionalizado pelo Fundo Ambiental, com o apoio da Agência para a Energia (ADENE) e da Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Os distritos com maior número de vales atribuídos são Porto, Lisboa, Braga e Setúbal.

De acordo com o executivo, o programa de apoio Vale Eficiência pretende combater a pobreza energética através da atribuição de um vale, no valor de 1600 euros (com IVA), a famílias beneficiárias da tarifa social de energia para a renovação e melhoria do desempenho energético das suas habitações. 

"Na posse do Vale Eficiência, os beneficiários podem agora seleccionar um dos 102 fornecedores já inscritos na listagem pública do Fundo Ambiental. Cada beneficiário pode seleccionar um fornecedor para executar as obras de substituição de janelas, instalação de isolamentos térmicos ou de sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento, entre outras melhorias previstas na utilização do Vale Eficiência", escreve o Governo em comunicado.

O Programa Vale Eficiência foi lançado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, contando com uma dotação total de 162 milhões de euros, distribuídos até 2025 por um total de 100 mil famílias. Para este ano, está prevista a entrega de 20 mil vales, representando uma verba de 32 milhões de euros.