CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

 

 

 

 

 

 

 

Passeio ribeirinho Lisboa – Vila Franca de Xira já não é um sonho

13 de outubro de 2021

Quando o Papa Francisco visitar o país, na semana de 1 a 6 de Agosto de 2023, para assistir à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que trará à capital centenas de milhares de jovens de todo o mundo deverá já ser possível percorrer a pé ou de bicicleta o passeio à beira Tejo que ligará Lisboa e Loures a Vila Franca de Xira.

O evento, que se realizará na foz do rio Trancão, irá permitir também a requalificação dos terrenos a norte do Parque das Nações, cuja urbanização e requalificação foi sendo sucessivamente adiada.

A Câmara de Loures avançou com o concurso para o passadiço com passagem por Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela; e a autarquia da capital já pôs em obra a ponte sobre o rio Trancão, com uma extensão de 560 metros, cuja conclusão está prevista para Junho de 2022.

A obra vai ligar a zona residencial norte do Parque das Nações a partir da rotunda da Praça Gago Coutinho e segue pela Rua da Cotovia/Passeio do Trancão até ao início da passagem sobre o rio Trancão.

O “projecto é cofinanciado ao abrigo do Programa Portugal 2020, mais concretamente do Programa Operacional de Lisboa”, segundo a autarquia lisboeta.

O percurso ribeirinho, para além de constituir uma boa alternativa para o exercício físico e descontração mental, proporciona a observação dos habitats naturais ao longo de cerca de 40 quilómetros.