CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
segunda-feira, 29 de novembro de 2021
Sustentabilidade
Centros Comerciais geridos pela CBRE com certificação internacional BREEAM AlmaShopping.jpg Centros Comerciais geridos pela CBRE com certificação internacional BREEAM

Centros Comerciais geridos pela CBRE com certificação internacional BREEAM

25 de março de 2021

Os Centros Comerciais Alma Shopping e Nosso Shopping, geridos e comercializados pela CBRE, foram distinguidos com um dos principais sistemas de certificação de sustentabilidade de edifícios reconhecido internacionalmente – BREEAM, com classificações de Muito bom e Excelente, respetivamente para as categorias Edifício e Gestão na vertente ‘Em-Uso’.

O sistema, desenvolvido pelo Building Research Establishment (BRE), permite medir o grau de sustentabilidade dos edifícios, tendo como principal objectivo reduzir os custos de funcionamento e melhoramento do comportamento ambiental dos mesmos.

A certificação BREEAM avalia os edifícios em três categorias distintas – ‘Nova Construção’, monitorizando o desempenho sustentável dos edifícios nas fases de projeto e construção, ‘Em Uso’, que mede o mesmo parâmetro, incluindo as características do edifício e os procedimentos de gestão do mesmo, e a categoria ‘Remodelação’.

Esta certificação permite a proprietários e inquilinos avaliar as práticas de gestão do edifício, desenvolver planos de acção que permitam a melhoria da mesma, desenvolvendo uma avaliação comparativa com outros edifícios. Através deste sistema, os imóveis irão beneficiar de uma redução de custos operacionais, redução do impacto ambiental, melhoria dos níveis de reconhecimento internacional, reforço da responsabilidade corporativa e, consequentemente, o aumento do desenvolvimento de boas práticas, afirmando-se como empresa mais sustentável.

Para Bernardo Freitas, responsável técnico de Property Management da CBRE, “a presente certificação vem confirmar uma tendência que se tem vindo a afirmar no segmento do imobiliário comercial, nomeadamente, a preocupação revelada pelos investidores, no que toca à sustentabilidade dos seus portefólios, ao procurarem práticas de investimento e de gestão mais responsáveis. Este tipo de iniciativas é muito importante para profissionalizar um mercado que ainda é muito jovem em Portugal. A CBRE tem atualmente a sustentabilidade como um dos seus pilares estratégicos e tem ajudado os seus clientes a desenvolver projetos mais sustentáveis em Portugal. Além dos centros Alma Shopping e Nosso Shopping, já certificados, estão também em processo de certificação mais cinco centros comerciais geridos pela CBRE, nomeadamente, o Alameda Shop & Spot, no Porto, o UBBO, na Amadora, o LoureShopping, em Loures, o RioSul Shopping, no Seixal, e o 8ª Avenida, em São João da Madeira”.

Em comunicado a consultora indica que o esforço e as diversas optimizações realizadas ao nível da sustentabilidade, que têm vindo a ser aplicados nos edifícios sob gestão da CBRE, enquadram-se no compromisso assumido pela companhia a nível global, nomeadamente a sua adesão às Metas de Emissões com base científica (SBT – Science Based Targets), para a redução significativa das emissões de gases de efeito estufa (GEE) da sua própria operação e das propriedades que administra, para investidores e ocupantes.

PUB
PUB
TURISMO
Chegou uma nova consultora que pretende impulsionar o futuro da Gestão hoteleira
29 de novembro de 2021
ARRENDAMENTO
Arrendamento mais caro em Lisboa mesmo com mais contratos declarados
29 de novembro de 2021
PUB
PUB
INTERNACIONAL
Confiança dos consumidores recua na zona euro em Novembro
22 de novembro de 2021
PUB