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Startup ibérica fundada por dois portugueses aposta na multimédia para mediadores imobiliários

1 de junho de 2022

Com “ADN” português e tecnologia proprietária, a nova app reva oferece um novo conceito de operação aos mediadores, ao dar acesso à criação e edição de vídeo de forma simples, intuitiva e rápida, com múltiplas possibilidades de personalização e de destaque. A reva permite ainda acesso a uma plataforma de partilha e monitorização de visualizações.

A aplicação tem registado com uma adesão muito positiva, totalizando já mais de duas mil instalações desde o início do ano, altura em que foi disponibilizada publicamente. A concepção e partilha de vídeos no mercado imobiliário é um factor crítico de sucesso, mas representa uma oportunidade que o sector ainda não explora em todo o seu potencial. Segundo um estudo da californiana propmodo, 73% dos proprietários preferem contratar um agente que utilize o vídeo como ferramenta de promoção e de valorização da sua propriedade, mas, de acordo com a mesma sondagem, apenas 9% dos agentes utilizam este suporte. A reva acredita, por isso, que existe um grande potencial de crescimento para a sua app, como refere Rishaad Sacoor, co-fundador da start up: “A ambição da reva é a de alcançar o sucesso inicial nos seus mercados de lançamento, enquanto investe na expansão para as principais geografias globais, posicionando-se como pioneira numa comunidade estimada entre 4 e 6 milhões de agentes imobiliários existentes em todo o mundo”.

Brasil, uma janela para a internacionalização

O acordo estabelecido com a Remax Santa Catarina, no Brasil, sob a forma de projeto piloto, significa para a reva um importante passo rumo à internacionalização, um dos seus eixos prioritários de crescimento. Líder de mercado no Estado brasileiro Santa Catarina, a mediadora brasileira agrega 32 agências e abrange mais de 300 consultores imobiliários. A RE/MAX é a maior operação do sul do Brasil, com mais de 100 agências franqueadas e mais de 1200 agentes imobiliários somados nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Acram Rajab, master franqueado da Remax Santa Catarina, considera que “a utilização da app reva vai representar um salto de eficácia na atividade de mediação, apostando no conteúdo de qualidade como forma de promoção. A concorrência começa desde logo na conquista da atenção, pelo que não basta ter vídeo – é preciso que ele tenha qualidade e que seja atrativo para o potencial cliente e lhe proporcione uma experiência digital confortável e esclarecedora. A reva promete tudo isso”. Tal como o acordo estabelecido a nível doméstico, a parceria com a Remax Santa Catarina prevê também a oferta aos agentes de utilização inicial gratuita e preços especiais no período subsequente.

A ferramenta dos mediadores

Embora sejam ferramentas cada vez mais utilizadas, sobretudo nas grandes redes imobiliárias, o vídeo e as mais recentes “visitas virtuais” são ainda produzidos, na maioria das vezes, de uma forma incipiente, demorada e, sobretudo, pouco personalizada. Faltam, segundo identificado pela reva, os factores “eficácia”, através de uma aplicação direcionada para os objetivos de negócio imobiliário, e “autenticidade”, através do “toque humano” que lhe é dado pelo próprio agente, considerando que estes fatores têm, efetivamente, um impacto positivo na conclusão de negócios. “Na reva, acreditamos no poder do vídeo com um toque humano. É por isso que temos como propósito capacitar os profissionais, através da nossa tecnologia, com uma ferramenta portátil de criação, colaboração e partilha de vídeo portátil que os coloca no centro da conversa e oferece oportunidades para gerar mais negócio e de forma mais rápida”, comenta Hugo Morgado, cofundador da reva. A personalização passa a ser possível através das ferramentas de edição, permitindo não só valorizar o trabalho do agente que o produz ou daquele que o recebe, como também amplificar e gerar negócios mais rapidamente entre agentes que disponham de potenciais compradores. Do ponto de vista do cliente final, é possível dar relevo aos aspetos que este mais valoriza, conseguindo perceber-se de modo mais fidedigno se aquele imóvel cumpre os requisitos que definiu.

A reva acredita que o mais relevante é a facilidade de criação, edição e partilha, razão pela qual houve um cuidado especial em desenvolver uma interface de utilização com ferramentas simples. Nesta linha, e indo ao encontro de uma prática corrente nos social media, a app reva permite que cada imóvel possa ter a sua story, na qual são valorizados os seus argumentos e destacadas as respetivas mensagens-chave. A reva pode também assumir-se como uma ferramenta poderosa dentro das próprias agências, na medida em que é possível a criação de comunidades e a partilha dos vídeos dentro de determinados grupos pré-definidos. É também possível efetuar a análise do desempenho da partilha, permitindo saber quem e quantas pessoas visualizaram, entre outras funcionalidades. Desenhada única e exclusivamente com estes propósitos, a reva encara a experiência dos utilizadores “no terreno” como uma fonte de permanente evolução, adequando-se a novas e diferentes necessidades que possam surgir ao longo do tempo