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Setúbal tornou-se uma das cidades mais atraentes para viver e investir

16 de agosto de 2019

Deixou de ser a capital de distrito 'pobre' para se tornar uma das cidades do país mais atractivas para viver, passear e investir. Com uma localização privilegiada a cidade tem captado novos residentes nacionais e estrangeiros.

A cerca de 40 quilómetros de Lisboa, com uma frente ribeirinha extensa para o Sado, uma das serras mais visitadas do país (Arrábida) e com a península de Tróia no horizonte, a cidade de Setúbal conseguiu dar a volta aos momentos mais difíceis das últimas décadas com a depressão económica, para surgir mais esplendorosa e com todas as condições para se tornar uma das mais atraentes de Portugal. 

Numa altura em que o turismo 'explodiu'  em Portugal e depois de Lisboa ter inscrito o seu nome nos principais roteiros mundiais, eis que Setúbal surge como uma das cidades com mais potencial para competir entre as mais atractivas para trabalhar, viver e visitar.

Com essa visão, vai surgir o 1º Salão Imobiliário de Setúbal, nos dias 13 a 15 de Setembro de 2019 e no edifício do Cais 3, em Setúbal.

Organizado pela empresa SETSER, uma startup na área da administração de condomínios, limpeza e/ou manutenção de imóveis & gestão de arrendamentos e que conta com o apoio da Escola Superior de Actividades Imobiliárias; CP – Comboios de Portugal; FERTAGUS; AMARSUL e a APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, S.A.

João Pedro Rasquinho, CEO da SETSER explica que o mercado imobiliário em Setúbal encontra-se "numa fase muito interessante pois existe uma grande procura (apesar da oferta não estar a conseguir dar resposta). Cremos que Setúbal deixou de ser uma cidade que era vista como a capital do distrito mais pobre do país mas sim como uma cidade muito atraente para viver, investir e passear".

O responsável admite que também Setúbal tem sofrido as consequências da subida de preços da capital portuguesa, também porque a procura tem subido muito, 

A cidade tem também beneficiado da requalificação urbanística e João Pedro Rasquinho lembra que havia zonas que apresentavam alguns problemas e, aos poucos, têm-se vindo a tornar mais interessantes. "Ainda existe muito trabalho a fazer nesta cidade mas, aos poucos, acreditamos que pode vir a melhorar ainda mais".

Quanto às potencialidades da região, não tem dúvidas: "Esta região e, especificamente, esta cidade, têm uma grande potencial em virtude da sua insolvência da Serra da Arrábida e das praias. Para além disso, tem havido o desenvolvimento de algumas obras de melhoria na zona ribeirinha da cidade, que faz com que seja a 'sala de estar', por excelência. Por último, existe a excelente oferta gastronómica e turística que atrai muitos visitantes e até novos residentes".

O responsável indica que existem três tipos de clientes para o imobiliário em Setúbal: Cliente nacional mas que quer vir morar para Setúbal pela facilidade de transportes, excelente localização e ofertas (naturais, urbanas e serviços); cliente estrangeiro (que, nesta altura, vemos um forte investimento de comunidade Francesa e Belga) que quer vir morar para a cidade de Setúbal ou o cliente estrangeiro que procura fazer um investimento, escolhendo esta zona pelas suas excelentes características (ficando como uma residência de férias e/ou para rentabilizar, por exemplo através de alojamento local).

Quem passa a primeira vez por Setúbal regressa

João Pedro Rasquinho também não tem dúvida que o turismo tem contribuído para trazer uma nova visão à região. "As excelentes características naturais e a gastronomia desta zona têm contribuído para que Setúbal tenha passado a ser um forte marco do turismo nacional e internacional; havia quem nunca tivesse vindo à nossa cidade e, ao visitar, tenha ficado apaixonado, passando a vir com regularidade ou até vindo para cá morar", salienta.

Sobre o 1º Salão Imobiliário de Setúbal, refere que é dirigido a todos os intervenientes com produtos e serviços na área do imobiliário. "Com a organização deste evento quisemos que Setúbal passe a ter um momento anual onde seja apresentado o que temos e oferecemos na área do imobiliário. Tivemos uma considerável adesão de agências de mediação imobiliária (para além de artesãos tradicionais e uma empresa de materiais de construção) sendo que esperávamos uma maior adesão de outros prestadores de serviços/produtos. No entanto, sendo uma primeira edição, acreditamos que só pode melhorar e tudo estamos a fazer para que seja um sucesso e, no próximo ano, já consigamos ter representantes de variadas áreas", assegura.

A apresentação do evento acontece no próximo dia 20 de Agosto com um Sunset no Hotel do Sado pelas 17h.

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