CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

Reabilitação do quarteirão ‘Rossio Pombalino’ vai arrancar

4 de maio de 2021

O projecto de reabilitação do emblemático quarteirão do Rossio onde se localizava a famosa pastelaria Suiça, em Lisboa vai arrancar. O consórcio constituído pelos empreiteiros Alves Ribeiro e HCI foi o escolhido para a obra, que deve estar terminada em 2023.

O quarteirão que é desde Fevereiro de 2018, propriedade da empresa JCKL Portugal – Investimentos Imobiliários, Lda., a qual é detida a 100% por um Global Family Office international que detém um portfólio diversificado de investimentos financeiros e empreendimentos imobiliários em todo o mundo, integrando no caso do ‘Rossio Pombalino’ uma vasta equipa de peritos portugueses nas diversas áreas de especialidade.

A escolha do consórcio composto por estas duas empresas de capital nacional, foi efectuada após uma rigorosa consulta que contou com a participação de várias entidades interessadas, que mostraram cumprir os critérios respeitantes à experiência em obras de reabilitação com grande impacto a nível urbano em Lisboa.   

As obras decorrerão ao longo de um prazo estimado de aproximadamente dois anos, tendo sido aprovada a licença de construção por parte da Câmara Municipal de Lisboa no dia 26 de Fevereiro 2021 e decorrem no edifício, desde essa altura, os trabalhos preparatórios dos empreiteiros.

Recorde-se que esta licença é atribuída na sequência da aprovação do projecto de reabilitação decidida em Novembro de 2020 pela autarquia, após votação em reunião camarária.

Desde essa altura que é possível recordar toda a história deste espaço icónico, bem como o momento actual e de futuro, apresentado nos tapumes, ao redor do quarteirão, em jeito de exposição pública. Tendo intenção de que assim continue, durante o decorrer da obra, de acordo com a licença camarária.

A empreitada é coordenada pela Byvision Engenharia e acompanhada pelo gabinete de arquitectura Contacto Atlântico, advogados SGA e CSA, engenheiros projectistas, historiadores e arqueólogos visando garantir a reabilitação do património actualmente degradado, respeitando os fundamentos da arquitectura Pombalina e da preservação dos espaços mais icónicos e identitários dos edifícios que integram o quarteirão. Esta obra de grande envergadura estima envolver mais de 130 trabalhadores.

De acordo com Patrícia Rodrigues, a responsável pelo desenvolvimento do projecto ‘Rossio Pombalino’: “Estamos convictos de que as obras de reabilitação agora iniciadas irão fazer jus ao espírito da época pombalina, ao mesmo tempo que garantirão as condições para que nasça no coração de Lisboa um novo centro de atracção comercial de qualidade para os Lisboetas e visitantes”.  

Segundo a mesma responsável, “a obra será feita reabilitando, respeitando e preservando a memória de elementos originais e mantendo aqueles em que é reconhecível valor arquitetónico e patrimonial. Tudo está planeado para trazer este quarteirão de novo à cidade, adaptando-o após minuciosa reabilitação e dinamizando-o através de espaços comerciais âncora e de qualidade, inseridos no centro nevrálgico da capital. Todo o projecto continuará a decorrer em plena colaboração com o grupo de trabalho da Câmara Municipal de Lisboa, DGPC e inquilinos para que tudo corra da melhor forma possível”.

Tal como divulgado previamente, será mantida no seu actual local e como parte integrante do ‘Rossio Pombalino’ a loja histórica de chás e cafés ‘Pérola do Rossio’, garantindo a preservação da memória histórica da cidade. Também na já extinta loja ‘Manteigaria União’ terá mantidos os seus elementos de valor arquitectónico e patrimonial.

http://www.diarioimobiliario.pt/Actualidade/O-tao-aguardado-projecto-do-Quarteirao-do-Rossio-vai-finalmente-avancar