CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

O tão aguardado projecto do Quarteirão do Rossio vai finalmente avançar

7 de julho de 2020

O Diário Imobiliário revela em exclusivo o projecto ‘Rossio Pombalino’ que irá reabilitar o quarteirão de uma das praças mais nobres de Lisboa. Um projecto destinado a ocupação de espaços comerciais, incluindo uma grande loja âncora de vestuário.

Um ocupação do ‘Rossio Pombalino’, assim desginado a partir de agora, destina-se a atrair movimento e vida e acompanhar a revitalização do coração do Rossio e do centro da capital. Como preservação da memória histórica colectiva da cidade, será mantida no local como parte integrante do ‘Rossio Pombalino’ a loja histórica de chás e cafés ‘Pérola do Rossio’ e recordada a antiga ‘Pastelaria Suíça’, através da criação de um mural de azulejos pintados à mão recriando uma esplanada na década de 70.

De acordo com Patrícia Rodrigues, responsável pela promoção do projecto, "o nosso intuito é o de reabilitar, respeitar e preservar a memória dos espaços mais icónicos e identitários do edifício e com rigor tanto arquitectónico, quanto jurídico, assumindo uma intervenção contida e fiel à memória dos elementos originais, mantendo aqueles em que é reconhecível valor arquitectónico e patrimonial".

A responsável garante que com esta intervenção, "será possível trazer este quarteirão de novo à vida, dinamizando-o através de espaços comerciais inseridos no lugar mais central possível da cidade e após uma minuciosa reabilitação".

O trabalho está a ser desenvolvido pelo gabinete Contacto Atlântico liderado por Andre Caiado, em parceria com uma equipa de historiadores, arqueólogos e engenheiros, garantindo assim a reabilitação, o respeito e a preservação dos espaços mais icónicos e identitários dos edifícios que integram o quarteirão, em contínuo diálogo com a Direção Geral do Património e a Câmara de Lisboa.

Reabilitado de acordo com o ‘Cartulário Pombalino’

Este projecto, que se insere no movimento de reabilitação do edificado histórico que a cidade de Lisboa tem vindo a promover e incentivar, irá finalmente possibilitar que o quarteirão entre as praças do Rossio e da Figueira seja reabilitado e devolvido à sua configuração original e à cidade, de acordo com o ‘Cartulário Pombalino’. É essa a designação da documentação produzida pelo "Gabinete Técnico" da Casa do Risco das Reais Obras Públicas de Lisboa, no âmbito do Programa de Recuperação Urbanística pós-terramoto e que determinava a obrigatoriedade de edificar conforme o estipulado e estabelecia as obrigações e os direitos dos construtores.

Segundo o promotor, até aqui, o quarteirão apresentava um elevado estado de degradação, circunstâncias incompatíveis com a dignidade e a nobreza do lugar e a centralidade histórica e simbólica que ocupa na cidade. "O projecto arquitectónico visa respeitar a história da praça e o espírito do lugar mantendo e recuperando com rigor a linguagem e imagem do quarteirão", conclui.