CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

Reabilitação do edifício do Rossio de Belas dá lugar a Multiusos Cultural

28 de janeiro de 2021

Os trabalhos no antigo edifício do Rossio de Belas, localizado na zona histórica, continuam a avançar. O espaço, que em tempos acolheu o antigo cinema de Belas e que se encontrava degradado e votado ao abando, está a ser alvo de reabilitação para dar lugar ao Edifício Multiusos Cultural de Belas, num investimento de 468 mil euros da Câmara Municipal de Sintra.

Com uma área de construção de 351 m2, a “reabilitação, pretende transformar o espaço num equipamento de utilização colectiva para iniciativas municipais, em articulação com a União das Freguesias de Queluz e Belas” - refere a autarquia liderada por Basílio Horta (PS).

Neste momento está em execução o reboco no tardoz do edifício e continuam em curso os trabalhos nas infraestruturas de elevtricidade, águas e telecomunicações.

Para o presidente da Câmara Municipal de Sintra, “a cultura ocupa um espaço muito relevante para o concelho, Sintra não pode ser considerada suburbana, todo o concelho, não só a vila, mas todo o concelho tem de ter acesso a instrumentos de cultura. A reabilitação deste edifício é a concretização de uma política de proximidade que se quer em todo o território, para que Sintra seja ainda mais um concelho onde vale a pena viver”.

A intervenção consiste na manutenção e conservação de elementos construtivos e decorativos originais, incluindo acompanhamento arqueológico, reforço das paredes exteriores, remoção total das coberturas e reconstrução e reformulação de todo o interior para o adequar a espaço multiusos de cariz cultural.

O edifício está incluído na “Área de Reabilitação Urbana de Queluz-Belas” e na área definida para intervenção no âmbito do ‘Projecto Estruturante da Centralidade de Belas’.