CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

Reabilitação de convento em Braga em concurso público por 1,8 milhões de euros

28 de setembro de 2020

A obra de recuperação do Convento de S. Francisco de Real, em Braga, está em concurso público, por 1,89 milhões de euros, segundo anúncio publicado em Diário da República.

A empreitada tem um prazo de execução de dois anos.

O projecto visa reabilitar o convento e abri-lo à visitação, repondo a coesão espacial de um conjunto monumental que integra ainda a Igreja de S. Francisco/S. Jerónimo, Mausoléu de São Frutuoso, classificado como monumento nacional.

O programa base da operação integra a abertura do monumento à visitação interpretada, com circuito que inclui os dois primeiros pisos do convento, o mausoléu, a igreja e a sacristia, e a construção de um Centro de Documentação nos domínios da arqueologia, arquitectura e história.

O centro acolherá ainda uma biblioteca especializada e o núcleo de apoio ao convento da unidade de arqueologia da UMinho, que assegurará o serviço educativo e a produção actualizada de conteúdos para complementar o circuito de visita.

Segundo a Câmara de Braga, o Convento de São Francisco "passará a ser num equipamento polivalente, aberto à população, assumindo-se como um polo de difusão do conhecimento e também como ponto turístico de qualidade".