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Melom já realizou 200.000 obras nas casas dos portugueses numa década

 

Melom já realizou 200.000 obras nas casas dos portugueses numa década

22 de outubro de 2020

Numa altura em que celebra 10 anos, a Melom, empresa portuguesa especialista em obras e reabilitação, faz um balanço de uma década de actividade e revela que já realizou 200.000 obras nas casas dos portugueses. Neste período avançou também para a internacionalização. 

Uma década depois, a empresa destaca sobretudo o contributo para profissionalização do sector e o aumento da confiança dos consumidores e aponta os mercados estrangeiros como objectivo de expansão.

"Nos últimos 10 anos tivemos como missão profissionalizar o sector das obras em casa, com um conceito pioneiro em Portugal, que tinha um objectivo muito concreto: fazer com que os portugueses confiassem as suas obras (mesmo que pequenas) a profissionais. Variáveis como qualidade, cumprimento de timings, garantia uma oferta que foi conquistando clientes e novos franchisados, permitindo que hoje tenhamos uma rede que cobre a maioria do território nacional. A isto, incorporámos uma estratégia de marketing e comunicação, adiccionando atributos emocionais a atributos técnicos, para além da aposta na tecnologia, tanto na interação com a rede como na relação com o cliente"refere João Carvalho, director-geral da Melom.

"Vivemos tempos excepcionais e nunca a casa foi tão importante para os portugueses, que estão a aproveitar agora para melhorar as suas habitações com pequenas e grandes obras. Temos notado um crescimento na procura das nossas marcas, o que vem reforçar a ideia de que existe um olhar mais exigente para a remodelação de imóveis, que se concentra nas marcas como as nossas, que incorporam credibilidade e segurança aos projectos. O nosso caminho para os próximos anos desenha-se no reforço da nossa presença no mercado nacional, com uma rede mais capilar", acrescenta o responsável.

156 franchisados, 650 colaboradores

Actualmente a Melom, juntamente com a Querido Mudei a Casa Obras (QMACO), especializada em pequenas intervenções, contabilizam 156 franchisados, sendo 650 o número de pessoas que trabalham directamente para as insígnias, ou seja, equipas de gestão das unidades franchisadas, com a Melom a representar 426 desses profissionais e o QMACO os restantes 224. Ao longo dos últimos 10 anos, a Melom interveio em perto de 200 mil obras.

Destaque também para o projecto Casa de Sonho, lançado em 2014, um serviço "chave na mão", que assegura todo o projecto de licenciamento e construção de moradias, registou 84 casas adjudicadas, no valor global de 16,5 milhões de euros. Em destaque os anos de 2017 e 2018, com 26 casas adjudicadas por cada ano. Oeiras, Sintra e Cascais, com 26 casas das 84, são os concelhos do distrito de Lisboa em evidência e que compõem o top 3 por localização.

No final deste ano pretende igualar a marca do ano passado, com cerca de 50 novos franchisados e estima fechar o ano a faturar à volta dos 35 milhões de euros, registando, assim, uma quebra de 10% face a 2019, que se explica devido aos efeitos da pandemia. Ainda assim, será um resultado idêntico ao registado em 2018.

Expansão prevê consolidação em Espanha e França como objectivo seguinte

Espanha foi o país escolhido pela Melom em 2018 para dar os primeiros passos na internacionalização. Nestes dois anos a empresa implementou a marca e a operação, tendo seleccionado um novo parceiro que representará a empresa nos próximos 10 anos para a região de Madrid, o que permitirá à marca procurar e seleccionar masters para outras regiões de Espanha. Actualmente na comunidade de Madrid, a Melom tem cerca de 20 franquias em carteira e estima obter uma facturação próxima de um milhão de euros neste primeiro ano de transicção para um master local.

A empresa tem como objectivo a expansão do conceito internacionalmente, tendo como foco principal o mercado europeu. Espanha e França, países que já têm relação com empresas do Grupo, são mercados-alvo da rede numa primeira fase.

Presença digital com novo site, campanha e parcerias com influenciadores digitais

Para assinalar a efeméride, a empresa vai lançar este mês a campanha "Don't do it yourself" (não faça você mesmo), que irá decorrer em ambiente digital. A campanha é composta por dois pequenos vídeos (um que representa a marca Melom; outro a marca QMACO), concebidos para diferentes plataformas digitais, e visa inverter a tendência do "faça você mesmo", impulsionada pelo período de confinamento.

Destaque ainda para o lançamento do novo website, que além de novo layout, conta agora com um simulador de obras melhorado e parcerias com influenciadoras como "A Pipoca Mais Doce" e "The Master Bedroom" em acções de engagement com o consumidor.