CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

Ikea e “Just a Change” reabilitam casas de famílias em pobreza habitacional

22 de setembro de 2021

Consciente da realidade nacional onde “mais de 60 mil portugueses vivem sem água canalizada nem saneamento e mais de 30 mil não têm electricidade em casa”, a Ikea Portugal promoveu, juntamente com a IPSS “Just a Change”, quatro acções no Algarve, de reabilitação de 15 casas particulares, entre Julho e Agosto, dinamizando campos de voluntariado de Verão, anunciou a multinacional sueca.

"Alinhada com a missão de criar um melhor dia a dia para a maioria das pessoas, a Ikea Portugal aliou-se ao ‘Just a Change’, com um donativo de 135 mil euros, para reabilitar as casas de 15 famílias que vivem em pobreza habitacional na zona do Algarve", uma das regiões onde o impacto da pandemia foi maior no emprego e nas condições de vida, refere a empresa que revolucionou o mobiliário doméstico.

Estes campos tiveram lugar em vários concelhos do Algarve, juntando, além destas duas entidades, câmaras municipais e juntas de freguesia, fornecedores locais, voluntários (nacionais e internacionais) e a comunidade local, e os trabalhos variaram desde a construção de telhados integrais, casas de banho de raiz e instalação de sistemas de água quente.

A Ikea Portugal acrescenta que a identidade das localidades "foi mantida por se respeitar os traços de arquitectura tradicional e a sua recuperação promove melhorias em termos de eficiência energética" e a juventude dos voluntários "trouxe um novo alento” a zonas do país com uma população mais idosa.

Fundado em 2010, o ‘Just a Change’ é uma IPSS assente no voluntariado que se dedica a reabilitar casas de pessoas que vivem em situação de pobreza habitacional. No total, já reabilitou mais de 220 casas e 60 instituições sociais, melhorando as condições de habitabilidade de mais de 4700 beneficiários em 18 municípios do país.