CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

Adjudicada obra de consolidação da encosta do Forte de S. Filipe em Setúbal

21 de janeiro de 2022

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou esta quarta-feira a adjudicação da segunda fase de uma intervenção de reforço da encosta do Forte de São Filipe, investimento superior a quatro milhões de euros.

A obra foi adjudicada à empresa DST – Domingos da Silva Teixeira, S.A., a qual dispõe de um praxo de execução de 480 dias.

Esta intervenção resulta dos resultados da primeira fase da obra de consolidação da encosta do Forte de São Filipe, durante a qual, até janeiro de 2019, foram realizados ensaios prévios de ancoragens que determinaram a necessidade de efectuar a revisão da solução de estabilização proposta no projecto de execução, no seguimento do parecer do LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil de julho de 2019.

A segunda fase da intervenção visa garantir a estabilidade da encosta, com a execução de trabalhos de reforço estrutural do torreão, do caneiro localizado na zona oeste e de trabalhos de melhoramento da durabilidade das muralhas com o preenchimento das fendas existentes.

A empreitada tem o suporte de candidatura do POSEUR – Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, cujo financiamento é de 75 por cento, sendo que o Estado comparticipa os restantes 25 por cento, nos termos constantes de um protocolo firmado com o município de Setúbal.