CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Primeiro mês do ano arranca com 202 milhões de euros em obras públicas

23 de fevereiro de 2021

Em Janeiro, foram promovidos 202 milhões de euros em concursos de empreitadas de obras públicas, um valor 29% inferior ao registado no mês homólogo do ano passado. De acordo com o Barómetro das Obras Públicas realizado pela AICCOPN, apesar deste abrandamento em termos homólogos mensais, a média apurada nos três últimos meses apresenta um crescimento de 13,8% face a igual período de 2020.

Os contratos de empreitadas celebrados em Janeiro e objecto de reporte no Portal Base, totalizaram 187 milhões de euros, mais 14%(2) que o apurado no mesmo mês do ano anterior.

A variação homóloga temporalmente comparável, ou seja, comparando a informação disponibilizada no portal base até ao dia 15 de Fevereiro do ano respectivo, aponta para uma variação de 76,1%.

O Barómetro inidca que apesar de se estar, apenas, perante uma observação mensal, regista-se uma evolução de continuidade de uma tendência marcadamente positiva a este nível. Os contratos celebrados no âmbito de concursos públicos situaram-se nos 143 milhões de euros, mais 5%(2) face a Janeiro de 2020. Os contratos celebrados em resultado de Ajustes Directos e Consultas Prévias atingiram 32 milhões de euros, mais 56%(2) face ao mês de Janeiro de 2020.