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Ponte do Metro do Porto no Douro adjudicado ao consórcio Edgar Cardoso

 

Ponte do Metro do Porto no Douro adjudicado ao consórcio Edgar Cardoso

 

Ponte do Metro do Porto no Douro adjudicado ao consórcio Edgar Cardoso

 

Ponte do Metro do Porto no Douro adjudicado ao consórcio Edgar Cardoso

 

Ponte do Metro do Porto no Douro adjudicado ao consórcio Edgar Cardoso

3 de março de 2022

A Metro do Porto anunciou hoje que o projecto de concepção da nova ponte sobre o rio Douro foi adjudicado ao consórcio liderado por Edgar Cardoso e que a obra deve arrancar “na primeira metade do próximo ano”.

De acordo com a nota enviada hoje pela empresa, o relatório final do júri do concurso público para esta infraestrutura deliberou que o projecto vencedor é o do consórcio formado Prof. Edgar Cardoso - Engenharia e Laboratório de Estruturas, Lda, pela Arenas & Asociados, Ingenería De Diseño SLP e pela No Arquitectos, Lda.

“O contrato para o desenvolvimento do projecto será assinado nos próximos dias, representando um investimento de 1,12 milhões de euros”, adianta a Metro do Porto.

Em causa está a ponte que permitirá a travessia do metro entre o Campo Alegre, no Porto, ao Candal, em Vila Nova de Gaia, “parte obrigatória de uma nova linha – a Linha Rubi -, que ligará as estações de Casa da Música e de Santo Ovídio”.

O arranque da obra, que será “exclusivamente reservada ao Metro, aos peões e bicicletas”, está previsto para a “primeira metade do próximo ano”.

Venceu o conceito de “uma ponte com um pórtico com escoras inclinadas, suportada integralmente em betão e com um perfil longitudinal a uma altura ligeiramente superior à da Ponte da Arrábida, de modo a não constituir um obstáculo visual”.

 

A contestação da Faculdade de Arquitectura

Esta obra, bem como a nova linha, serão “totalmente financiadas a fundo perdido por verbas inscritas no PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) e estarão concluídas e em funcionamento até ao final de 2025”.

Depois de um período de largas contestações, encabeçadas pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, a empresa reitera que “tanto a Metro do Porto como o consórcio agora escolhido irão trabalhar em estreita cooperação com as câmaras municipais do Porto e de Vila Nova de Gaia e com todas as partes envolvidas – designadamente a Faculdade de Arquitectura e a Reitoria da Universidade do Porto”.

Esta empreitada – segundo o comunicado - permitirá criar “uma nova linha entre a Boavista e Santo Ovídio, com ligação ao comboio nas Devesas, de forma a servir toda a zona sul da Área Metropolitana do Porto, e com um potencial de procura fortíssimo”, sendo grande a importância deste investimento “para a descarbonização da mobilidade nesta região”.

Recorde-se que o consócio de Edgar Cardoso já tinha sido seleccionado como o projecto preferido pelo júri.

Em segundo lugar, tinha sido apontada a solução avançada pelo consórcio liderado pela COBA, que apresentava uma solução de arco com tabuleiro a nível intermédio, com pilares de betão armado nas encostas e pilares metálicos sobre o arco, sendo que o terceiro lugar tinha sido atribuído ao consórcio liderado pela Betar - Consultores, cujo projecto assentava numa solução de pórtico de pilares inclinados e assimétricos nas margens, com o tabuleiro a ser constituído por aço e betão e os pilares e encontros em betão armado.

Lusa/DI