Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Lisboa: novo Jardim e Parque Hortícola Aquilino Ribeiro Machado

 

Lisboa: novo Jardim e Parque Hortícola Aquilino Ribeiro Machado

 

Lisboa: novo Jardim e Parque Hortícola Aquilino Ribeiro Machado

 

Lisboa: novo Jardim e Parque Hortícola Aquilino Ribeiro Machado

12 de maio de 2017

O Jardim e Parque Hortícola Aquilino Ribeiro Machado, em Alvalade, vai ser inaugurado no dia 16 de Maio de 2017, às 19h00. Com a abertura deste jardim, Lisboa ganha um corredor verde pedonal de ligação entre a Avenida do Brasil e a Alta de Lisboa.

O espaço inclui 24.414 m2 de novos espaços verdes, uma área com equipamentos de fitness e duas zonas de estadia. Permite estabelecer o encontro entre o Corredor Verde Central e o Corredor Verde da Alta do Lumiar, inclui também uma zona de observação de aviões, na qual é possível admirar os aparelhos no momento em que se aproximam de uma das pistas do Aeroporto Humberto Delgado. 

 

33 talhões de cultivo hortícola

O Jardim Hortícola Aquilino Ribeiro Machado contempla ainda um parque hortícola, com uma área de 4.230 m2 e 33 talhões de cultivo. Desses, 27 vão ser entregues a cidadãos que se candidataram a um concurso público para a atribuição de hortas urbanas lançado pela Junta de Freguesia de Alvalade.

Num outro talhão serão instalados os viveiros da junta de freguesia, que aí fará a sementeira e propagação de arbustos que permitirão colmatar a necessidade de replantações e retanchas nos espaços verdes da freguesia. Está também previsto o desenvolvimento de actividades de educação ambiental no local.

Com a atribuição do nome de Aquilino Ribeiro Machado a este jardim hortícola, a Junta de Freguesia de Alvalade e a Câmara Municipal de Lisboa prestam homenagem ao primeiro presidente do município no pós 25 de abril.

Recorde-se que desde 2011, a autarquia de Lisboa tem vindo a seguir uma política de criação de parques hortícolas – jardins ou parques urbanos com todas as valências próprias destes espaços (áreas de relvado, parque infantil, quiosque, equipamentos de fitness, pistas cicláveis, entre outros) e onde se limitam áreas, também, para a prática da agricultura.

Os primeiros parques hortícolas criados na na capital foram os da quinta da Granja, com 56 talhões de 150m2 e Jardins de Campolide, com 22 talhões, entre os 50 e os 100 m2, no ano de 2011. Mas Lisboa conta, actualmente, com 14 parques hortícolas, servindo mais de 500 famílias.

PUB
AYH MAP2025
PUB
PUB
AYH MAP2025Newsletter
Habitação
Arrendar casa em Portugal ficou 3,5% mais caro em Junho, com Coimbra a liderar subidas
2 de julho de 2025