CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

Lisboa: novo Jardim e Parque Hortícola Aquilino Ribeiro Machado

12 de maio de 2017

O Jardim e Parque Hortícola Aquilino Ribeiro Machado, em Alvalade, vai ser inaugurado no dia 16 de Maio de 2017, às 19h00. Com a abertura deste jardim, Lisboa ganha um corredor verde pedonal de ligação entre a Avenida do Brasil e a Alta de Lisboa.

O espaço inclui 24.414 m2 de novos espaços verdes, uma área com equipamentos de fitness e duas zonas de estadia. Permite estabelecer o encontro entre o Corredor Verde Central e o Corredor Verde da Alta do Lumiar, inclui também uma zona de observação de aviões, na qual é possível admirar os aparelhos no momento em que se aproximam de uma das pistas do Aeroporto Humberto Delgado. 

 

33 talhões de cultivo hortícola

O Jardim Hortícola Aquilino Ribeiro Machado contempla ainda um parque hortícola, com uma área de 4.230 m2 e 33 talhões de cultivo. Desses, 27 vão ser entregues a cidadãos que se candidataram a um concurso público para a atribuição de hortas urbanas lançado pela Junta de Freguesia de Alvalade.

Num outro talhão serão instalados os viveiros da junta de freguesia, que aí fará a sementeira e propagação de arbustos que permitirão colmatar a necessidade de replantações e retanchas nos espaços verdes da freguesia. Está também previsto o desenvolvimento de actividades de educação ambiental no local.

Com a atribuição do nome de Aquilino Ribeiro Machado a este jardim hortícola, a Junta de Freguesia de Alvalade e a Câmara Municipal de Lisboa prestam homenagem ao primeiro presidente do município no pós 25 de abril.

Recorde-se que desde 2011, a autarquia de Lisboa tem vindo a seguir uma política de criação de parques hortícolas – jardins ou parques urbanos com todas as valências próprias destes espaços (áreas de relvado, parque infantil, quiosque, equipamentos de fitness, pistas cicláveis, entre outros) e onde se limitam áreas, também, para a prática da agricultura.

Os primeiros parques hortícolas criados na na capital foram os da quinta da Granja, com 56 talhões de 150m2 e Jardins de Campolide, com 22 talhões, entre os 50 e os 100 m2, no ano de 2011. Mas Lisboa conta, actualmente, com 14 parques hortícolas, servindo mais de 500 famílias.