CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Há talento e negócios a nascer em Lisboa para o mundo

20 de fevereiro de 2020

Há talento e negócios a nascer em Lisboa para o mundo. A cidade tornou-se multifacetada: lugar de destino para empresas, investidores e turistas, diz a consultora Worx.

De acordo com um estudo elaborado pela consultora, a palavra “Portugal”, quando pronunciada além-fronteiras, começa a ser relacionada a negócios e empreendedorismo. Lisboa reúne todas as condições para atrair empresas assim como novas ideias de negócio: acesso estratégico aos mercados internacionais, força de trabalho acessível e qualificada, excelente qualidade de vida, infraestruturas modernas, entre outras.

"Em 2018 mais de 45000 empresas foram criadas em Portugal, assegurando um elevado número de empresas a nascerem em território nacional. O crescimento de filiais estrangeiras também tem acompanhado a mesma tendência ao longo dos anos, em 2018 encontravam-se em Portugal 6825 filiais estrangeiras a operar em Portugal (dados do INE). Estes dados mostram que os inúmeros destaques internacionais concedidos a Lisboa não são uma questão de moda, mas resultado de uma estratégia", refere.

Indica ainda que, como objectivo está a internacionalização e a afirmação global como cidade empreendedora a nível mundial. Um elevado número de empresas tecnológicas, de inovação e outros setores têm encontrado casa em Lisboa, como é o caso da Google, Farfetch, Microsoft, Fujitsu, Uber, Zomato, Pipedrive, entre tantas outras.

"Em 2019, Lisboa registou a maior subida na renda prime a nível europeu. Com poucos espaços de escritórios livres por ocupar e procura intensa, as rendas prime sofreram uma evolução positiva e gradual na zona central da cidade, onde os preços praticados são mais elevados. Esta zona fechou o ano nos 25euros/m²/mês, verificando-se um aumento de 19% comparativamente à renda prime de 2018", adianta a consultora.

Em relação às rendas prime praticadas em 2019, com base num estudo do BNP Paribas em parceria com a Worx, as cidades que mais se destacaram foram Lisboa com uma variação de cerca de 19%, Berlim com cerca de 11% e Barcelona com cerca de 10%. Este aumento das rendas prime de forma generalizada na Europa é sinal de uma procura bastante activa.

Relativamente a Lisboa, prevê-se que se mantenha a continuidade desta procura activa a um ritmo constante, abrandando à medida que novos edifícios forem entrando no mercado. O pipeline de edifícios em construção, e/ou em início, projectam para 2020/22 cerca de 198.000 m² (ainda em construção), aos quais se somam mais 120.000 m2 , que ainda não iniciaram obras mas que se prevêem que estejam concluídas no período projectado. No total serão cerca de 320.000 m2 de novos espaços.