CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Fundo Corum distribui mais-valia de 29 milhões de euros pelos investidores

17 de janeiro de 2022

O fundo CORUM Origin comercializado em Portugal pela Corum Investments, vai distribuir pelos seus investidores um dividendo extraordinário de 29 milhões de euros, resultante da mais valia obtida pela venda de alguns imóveis situados em França, Itália, Espanha e Países Baixos que totalizaram 157 milhões de euros.

Nos Países Baixos, o Fundo Origin alienou dois edifícios no Bio Science Park em Leiden, na Holanda, por 41 milhões de euros. Os edifícios pertenciam ao Corum Origin desde 2016 e tinham uma ocupação mista de escritórios e laboratórios científicos e foram adquiridos em 2016 por 29 milhões de euros.

Os dois edifícios estão localizados no centro do maior complexo europeu do sector farmacêutico, um dos que mais cresceu durante a pandemia covid-19. Nesta região, edifícios preparados para acolher empresas ligadas à saúde e investigação têm tido forte procura por parte dos investidores, o que está a levar a uma subida de preços dos imóveis.

“Os excelentes resultados do fundo Corum Origin são um exemplo da nossa gestão ativa de imóveis, em especial a distribuição aos clientes das mais valias geradas, uma prática única em Portugal. Vamos estar sempre atentos a oportunidades de compra, mas também de venda, que permitam remunerar quem confiou em nós as suas poupanças. A nossa visão de longo prazo permite-nos não estar dependentes de tendências e tomar as decisões no maior interesse do investimento dos nossos clientes”, afirma José Gavino, Director da Corum Investments em Portugal.

 A mais-valia de 29 milhões de euros realizada com as vendas vai ser distribuída na totalidade pelos acionistas do fundo Corum Origin

O Fundo Corum Origin alienou, igualmente um activo industrial em França e dois em Itália, por 57,5 milhões de euros, gerando uma mais-valia de 10,7 milhões de euros. Em Espanha, este fundo alienou um portfolio de oito hotéis B&B, por um valor total de 56 milhões de euros, com uma mais-valia de 14 milhões de euros.

Estas vendas demonstram a capacidade do Corum Origin de criar valor para os seus acionistas através da compra e venda de ativos, independentemente da conjuntura económica. A mais-valia realizada será distribuída diretamente aos accionistas do CORUM Origin que detenham pelo menos uma ação do fundo na altura das vendas, correspondendo a dividendo extra de 9,74 euros brutos por acção, em 2021.

O fundo Corum Origin vai continuar com a sua estratégia de investimento focada nas oportunidades

O período de crise não abrandou a estratégia de investimento da Corum. A actual conjuntura criou oportunidades tanto de compra como de venda. As oportunidades de compra surgem em sectores que têm sido ignorados, mas que têm fundações sólidas. Por exemplo, o Corum Origin adquiriu recentemente um ‘retail park’ em Espanha com arrendatários de um sector que fortaleceu a sua posição e cresceu com a pandemia: mobiliário e decoração.

Na venda de activos, o Corum Origin aplica a mesma abordagem ao fazer escolhas que oferecem a maior oportunidade para a geração de ganhos adicionais, como é o caso deste conjunto de activos.

A estratégia seguida pela Corum assenta num princípio fundamental: a solidez financeira e a diversificação sectorial dos arrendatários, com contratos de arrendamento longos que permitam criar valor para os investidores, garantindo o regular pagamento das rendas, mas também aumentando no longo prazo o valor comercial do edifício.

Para Philippe Cervesi, director de investimentos da Corum, "com estas vendas, a CORUM continua a sua estratégia de procurar de oportunidades de venda e compra de ativos, tirando partido dos efeitos cíclicos na Europa. Em linha com o que esperávamos em 2016 e 2017, o declínio acentuado das taxas de juro em alguns mercados europeus aumentou o valor dos ativos imobiliários e, em simultâneo, fomos capazes de beneficiar da grande confiança que existe na capacidade financeira dos arrendatários”.