CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Concursos de Obras Públicas caem mas contratos celebrados sobem

27 de agosto de 2021

Nos primeiros sete meses do ano, o volume total de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos apresenta uma queda de 20% face ao período homólogo mas os contratos celebrados sobem 32%.

De acordo com o Barómetro das Obras Públicas da AICCOPN, o volume total de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos, totalizou 2.516 milhões de euros. Verifica-se, assim, pelo quinto mês consecutivo, e em termos homólogos acumulados, uma redução dos concursos que são objecto de anúncio de procedimento em Diário da República.

Até final de Julho, os contratos de empreitadas celebrados e reportados no Portal Base, no âmbito de concursos públicos atingiram 1.789 milhões de euros, valor que traduz uma variação positiva de 46%(2) em termos homólogos.

Os contratos de empreitadas de obras públicas celebrados em resultado de Ajustes Directos e Consultas Prévias em igual período representaram um total de 341 milhões de euros, mais 23%(2) em termos homólogos. Globalmente, o montante total de contratos de empreitadas celebrados ao longo dos primeiros sete meses de 2021 situou-se nos 2.254 milhões de euros, o que representa um aumento de 32%(2) face ao período homólogo de 2020.