Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Assembleia Municipal do Porto aprova compra de edifícios da Fidelidade em Cedofeita

 

Assembleia Municipal do Porto aprova compra de edifícios da Fidelidade em Cedofeita

22 de fevereiro de 2022

A Assembleia Municipal do Porto aprovou na noite de segunda-feira, com a abstenção do PSD e do Chega, o direito de preferência para a aquisição dos edifícios da Fidelidade na Rua de Cedofeita à Notablefrequency.

Este é um processo que se arrasta desde 2018, altura em que o município do Porto foi notificado pela seguradora Fidelidade para se pronunciar sobre a intenção de exercer o direito de preferência no contrato de alienação de dois prédios situados na Rua de Cedofeita, na União de Freguesias do Centro Histórico, correspondentes aos números 452 a 460 e 442 a 440.

A Câmara manifestou intenção de compra, por 1,8 milhões de euros, mas a Fidelidade vendeu os imóveis, em Agosto de 2018, à Notablefrequency, empresa do fundo de investimento Apolo, e o processo acabou em tribunal.

 

Prédios vão para Renda Acessível

A medida foi aprovada em Assembleia Municipal, com os votos favoráveis de todas as bancadas excepto PSD e Chega, que se abstiveram.

Falta agora a aprovação do Tribunal de Contas, adiantou Rui Moreira, mostrando-se convicto da aprovação da transacção.

Na sessão da Assembleia Municipal que aconteceu na noite de segunda-feira, o presidente da Câmara disse que serão feitos estudos para a reabilitação dos edifícios, que permita “colocá-los no programa de habitação pública da cidade”.

Segundo o autarca, os direitos dos moradores daqueles prédios estão garantidos, passando agora “a ser inquilinos municipais”, e as restantes fracções poderão ser colocadas no programa de renda acessível, sendo que muitos delas são de tipologia T3, respondendo a uma lacuna na habitação municipal.

Lusa/DI