CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

ATIC lança Roteiro da Indústria Cimenteira para a Neutralidade Carbónica 2050

26 de março de 2021

A ATIC - Associação Técnica da Indústria de Cimento, promove, no próximo dia 29 de Março, a conferência “Cimentar o Futuro” para apresentar o Roteiro da Indústria Cimenteira Nacional para a Neutralidade Carbónica 2050.

O evento realiza-se em formato digital e conta com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira.

O Roteiro traduz o alinhamento da indústria cimenteira nacional com os compromissos e metas nacionais estabelecidos pelo Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC2050) bem como os assumidos por Portugal no contexto europeu e internacional, nomeadamente o Pacto Ecológico Europeu, através da incorporação de soluções tecnológicas inovadoras e sustentáveis, tendo em vista a descarbonização da indústria. Neste sentido, o documento apresenta a Abordagem “5C” (Clínquer, Cimento, Betão (Concrete), Construção, e (Re) Carbonatação), para sintetizar um conjunto de medidas destinadas ao cumprimento das citadas metas, ao longo da respetiva cadeia de valor do cimento e do betão, e até da Construção. Esta Abordagem 5C foi apresentada em 4 de junho de 2020 em Bruxelas, junto das principais instituições europeias para corporizar a estratégia da indústria cimenteira europeia rumo à descarbonização.

Na conferência que decorre na próxima segunda-feira, serão debatidos temas como: A Transição Energética e Descarbonização: eficiência, competitividade e inovação e as Políticas Públicas adequadas à descarbonização da economia.

Entre os oradores deste evento encontram-se, os Deputados ao Parlamento Europeu, Maria da Graça Carvalho e Carlos Zorrinho, o Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta, o anterior Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, o Presidente do Conselho Português de Construção e do Imobiliário da CIP, Fernando Santo, e Sofia Santos, Fundadora da SystemicSphere, economista especializada em Finanças Sustentáveis. Salienta-se também a intervenção do Presidente da ATIC, Gonçalo Salazar Leite, do Presidente do Conselho Executivo da ATIC e CEO da CIMPOR, Luís Fernandes, do CEO da SECIL, Otmar Hübscher e executivos séniores da indústria de cimento.

A conferência, com início às 10h00 e término às 12h15 é gratuita, mas sujeita a inscrição. Mais informação AQUI