CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Casal da Mira - Foto CM da Amadora

14 M€ de investimento para requalificar bairro Casal da Mira na Amadora

25 de março de 2024

O Município da Amadora vai assim intervir no Bairro do Casal da Mira, em 39 edifícios, correspondendo a um total de 760 fogos e ao mesmo número de agregados familiares. A reabilitação visa melhorar as condições de habitabilidade, nomeadamente ao nível da segurança, saúde e bem-estar de segmentos populacionais generalizadamente carenciados e redução da pobreza energética das famílias com baixos rendimentos que residem no Bairro.

Para esse efeito, o município submeteu uma candidatura ao PRR no âmbito do Aviso N.º 01/CO2‐i01/2021 (Apoio ao acesso à habitação), num investimento de cerca de 14 milhões de euros.

Ainda no âmbito das "Comunidades em Acção", vai ser requalificado este ano o Campo Polidesportivo do Casal da Mira, cujo contrato foi assinado em Dezembro, e requalificada a praça central do bairro.

No final de 2023 iniciou-se o Plano Metropolitano de Apoio às Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana de Lisboa (PMACD-AML), com um investimento de cerca de seis milhões de euros no território da Amadora. Uma das áreas abrangidas é o Casal da Mira através do Plano de Ação Operação Integrada Local (OIL) da Encosta do Sol.

Este plano dará respostas em sete eixos de intervenção, onde se concentram diversas vulnerabilidades sociais e económicas: ambiente e valorização do espaço público, cultura e criatividade, educação, cidadania e empoderamento das comunidades, emprego e economia local, saúde e dinamização social.

“Mantendo a política de rigor no acesso e na gestão dos fogos municipais, assegurando que se destinam a famílias com efectiva carência económica e apoiando-as, do ponto de vista social, para que possam alcançar a estabilidade necessária para prosseguirem a sua vida no parque habitacional privado, ao nível da habitação, serão igualmente realizadas, no âmbito do PRR, operações de regeneração no parque habitacional municipal (Boba, Casal do Silva e Casal da Mira)” - refere a Câmara da Amadora , de maioria PS, em comunicado.