CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

Vilaça Interiores

Vilaça Interiores decora Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde

8 de novembro de 2022

A Vilaça Interiores, empresa de design e arquitectura de interiores, inserida no mercado de luxo, assume a decoração do novo Hotel e Spa de 5 estrelas, nascido da recuperação de um dos mais icónicos monumentos nacionais, o Mosteiro de Santa Clara, em Vila do Conde.

A reconstrução do antigo Convento é um projeto do Grupo Arliz, que atua em várias áreas de negócio, nomeadamente a construção civil e a gestão hoteleira, e conta com a colaboração do arquiteto Carvalho Araújo, que liderou a componente estrutural e de renovação da obra. Procurando manter o seu valor patrimonial, a  Vilaça Interiores, que ficou responsável pelo projecto de interiores do futuro Hotel, recorreu a um investimento entre os dois e os três milhões de euros.

De acordo com Rui e Tiago Vilaça, a dupla da Vilaça Interiores: “Sentimos uma enorme honra em participar num projecto desta dimensão, com toda a responsabilidade que isso carrega. Acreditamos que entrelaçar a história e a tradição ao requinte e contemporaneidade que nos caracteriza é a melhor forma de respeitar a nobreza do monumento”.


Rui e Tiago Vilaça


Ocupando os primeiros três pisos estão os cerca de 90 quartos, sendo que o último é composto por quartos temáticos, pelos quais atravessa a magia das águas-furtadas. Responsável por torná-los requintados e confortáveis, a Vilaça Interiores recorreu quase integralmente a móveis de design próprio e fabricados em exclusivo para o Hotel, deixando as paredes narrar a história do edifício através de fotografias e ilustrações do Mosteiro.

Além de um sofisticado serviço de alojamento, o Hotel integra múltiplos espaços socias e culturais.

De acrescentar ainda que, no decorrer da obra, foi descoberto um piso subterrâneo sem registos anteriores, no qual está previsto um Centro Interpretativo, a abertura de um restaurante de luxo - acessível não só aos hóspedes, mas também ao público - acompanhado pela garrafeira onde irão habitar os vinhos a ser servidos aos clientes.

Paralelamente, numa construção em separado que avizinha o Hotel, idealizou-se a concepção daquela que virá a ser a atracção primordial do Hotel: o Spa e Wellness Center, que garante diversos serviços de lazer, entre os quais a sauna e a piscina interior.

A participação neste projeto oferece à Vilaça Interiores a oportunidade de voltar a operar no mercado público e de contribuir com a sua identidade numa obra de tamanho prestígio. O design de interiores do Mosteiro junta-se, assim, aos restantes sucessos da marca – com ateliers e showrooms em Braga e em Cascais – que volta a cumprir a sua missão: “tornar todos os projetos únicos, exclusivos e pensados ao pormenor”.