CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

Vila Nova de Cerveira - Foto de Sergei Gussev - Wikimedia

Vila Nova de Cerveira investe 5,5 M€ em reabilitação de bairro social e vai criar habitação em edificado público

7 de novembro de 2023

A Câmara de Vila Nova de Cerveira,  vai investir 5,5 milhões de euros para reabilitar 53 casas no bairro Social da Mata Velha e pretende reconverter edificado público devoluto em habitação para jovens, foi hoje divulgado.

A autarquia do distrito de Viana do Castelo adiantou em comunicado que a candidatura para a reabilitação do bairro social da Mata Velha, propriedade municipal, “é uma das soluções consideradas prioritárias" no aditamento ao acordo de colaboração para a Estratégia Local de Habitação (ELH) de Vila Nova de Cerveira, no âmbito do programa 1.º Direito.

Além daquele programa, a autarquia vai ainda “potenciar o arrendamento acessível para jovens” através da reconversão do edifício da antiga Pousada da Juventude, que inicialmente iria ser transformado em hotel mas o projecto acabou por não se concretizar.

A antiga Pousada da Juventude, desactivada desde 2008, está localizada em pleno centro histórico.


Bairro Social da Mata Velha - Foto CM de V.N. de Cerveira


“Procurando uma parceria estratégica com o IHRU, o objectivo da Câmara Municipal passa pela reconversão para arrendamento acessível jovem, criando mais uma resposta habitacional para colmatar a grande procura por parte de trabalhadores da zona industrial de Vila Nova de Cerveira”, explica o município.

A autarquia também identificou outros edifícios e fracções devolutas, propriedade de várias entidades, para reabilitação e reconversão em habitação.

Como exemplos, o município aponta o antigo edifício que funcionou como jardim de infância de Campos, que vai reconverter em habitação T3, um edifício propriedade da União de Freguesias de Campos e Vila Meã, que será transformado em duas fracções de habitação, e ainda a construção de oito novas habitações a custos controlados, de tipologias T1 e T2, com a aquisição de terrenos na União de Freguesias de Campos e Vila Meã.

Com o aditamento ao acordo de colaboração para a ELH, assinado na segunda-feira, entre o município e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), o investimento inicial no concelho passa de cerca de 300 mil euros para 6,7 milhões de euros.


Edifício da antiga Pousada da Juventude - Foto CM de V.N. de Cerveira


A reabilitação do bairro social da Mata Velha, é uma das principais intervenções da ELH de Vila Nova de Cerveira.

“Volvidas mais de duas décadas da sua construção, constata-se que este parque habitacional municipal já não reúne as devidas condições, inscrevendo-se nos critérios de situação de habitação indigna, necessitando de trabalhos de melhoramento no âmbito da eficiência energética e na adaptação e melhoria da acessibilidade dos espaços internos”, refere a nota da autarquia.

Para o presidente da Câmara, Rui Teixeira (PS), a revisão do documento vai permitir “colmatar a necessidade habitacional dos jovens que não conseguem tornar-se independentes”, por representar um custo avultado e porque, no caso de Vila Nova de Cerveira, a oferta habitacional é escassa ou inexistente, para quem tem baixos rendimentos e consequente dificuldade em alcançar uma habitação condigna.

Para o autarca socialista, o investimento previsto vai ainda ser uma “ferramenta para atrair e fixar população no concelho”.

A ministra da Habitação, Marina Gonçalves, presente na assinatura do aditamento ao acordo de colaboração para a ELH de Cerveira referiu que “a essência do programa 1.º Direito assenta nas respostas às necessidades prementes através da reabilitação e revitalização, sem descurar a construção de novas respostas que também abranjam os jovens e a classe média”.

Lusa/DI