CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

Foto Turismo de Portugal

Viagens e Turismo em Portugal estão a tornar-se mais eficientes energeticamente

20 de março de 2023

Novos dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) e do Centro Global de Turismo Sustentável, com sede na Arábia Saudita, revelam a pegada climática do sector de Viagens e Turismo em Portugal está a diminuir.

Em um dos maiores projectos de pesquisa desse tipo já realizado, o WTTC pode, pela primeira vez, relatar e localizar com precisão o impacto que o sector tem sobre o meio ambiente. De acordo com os dados, as Viagens e Turismo de Portugal continuam a crescer, embora reduzam a intensidade das suas emissões.

Em 2019, o sector foi responsável por 17,8% das emissões totais de gases com efeito de estufa em Portugal. Embora esteja acima da média europeia, a pesquisa EIR do WTTC também mostra o quanto a economia portuguesa depende de viagens e turismo. Em 2019, o sector contribuiu com quase 38 mil milhões de euros, representando quase um quinto da economia geral.

Mas essa participação caiu oito pontos percentuais, chegando a 9,8% em 2020 e 10,2% em 2021, principalmente devido à redução da actividade do sector durante a pandemia.

Entre 2010 e 2019, o crescimento económico do sector das Viagens e Turismo em Portugal foi desvinculado das emissões de gases com efeito de estufa.

Nesse período, a contribuição do sector para a economia nacional cresceu em média cerca de 5% ao ano, enquanto as emissões de gases de efeito estufa aumentaram 4,1% ao ano.

Em 2010, por cada 1 euro gerado pelas Viagens e Turismo em Portugal, o sector produziu 0,77 kg de gases com efeito de estufa.

Mas este valor caiu a uma taxa média anual de quase 1% até 2019, quando as Viagens e Turismo atingiram o seu pico, atingindo 0,72 kg por cada 1 euro criado. Nos anos seguintes, este valor diminuiu ainda mais, atingindo 0,59 kg por 1 euro em 2021.

"Esta diminuição significativa demonstra claramente o impacto das mudanças implementadas pelo governo português e líderes empresariais para criar um sector mais sustentável", revela o estudo da WTTC.

Para Julia Simpson, WTTC President & CEO, “o sector de Viagens e Turismo de Portugal dissociou o seu crescimento económico das suas emissões de gases com efeito de estufa e continua a reduzir a intensidade das suas emissões. Sabemos que ainda há trabalho a ser feito. Para atingir as nossas metas e ambições, devemos dar passos maiores e mais ousados para reduzir nossas emissões absolutas". E acrescenta: "Precisamos de apoio governamental contínuo para aumentar o transporte sustentável. Isso terá um impacto significativo na nossa pegada, minimizando as nossas emissões absolutas, o que fará com que o sector atinja suas metas e ambições".

Uso de energia

O órgão de turismo global também fornece informações sobre o uso e a eficiência de energia do sector e mostra que, entre 2010 e 2019, o uso total de energia do sector aumentou apenas 3,6% ao ano, demonstrando que, embora as Viagens e Turismo continuassem a crescer, também se tornaram mais energéticos eficiente.

Entre 2010 e 2021, a participação da energia de baixo carbono no mix energético nacional aumentou de 6,6% para 7,5%, enquanto a dependência do sector de combustíveis fósseis como fonte de energia também diminuiu.

Esta pesquisa abrangente abrange 185 países em todas as regiões e será actualizada a cada ano com os números mais recentes.

Esta pesquisa foi possível devido à parceria entre o WTTC e o Sustainable Tourism Global Center, com sede na Arábia Saudita. Sob a Iniciativa verde saudita, mais de 60 iniciativas foram lançadas no ano passado, representando mais de 186 mil milhões de dólares em investimentos na economia verde.