CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

Verdelago, Algarve

Verdelago: O aguardado Resort de luxo algarvio abre portas no dia 4 de Julho

26 de junho de 2023

O projecto, que depois de mais de 20 anos na gaveta, ganhou uma nova vida sob a gestão da Oxy Capital, vê agora a luz do dia, abrindo as suas portas aos amantes do turismo sustentável e da exclusividade dos serviços de hotelaria 5 estrelas.

O resort de 5 estrelas a 500 metros da praia, terá para além dos seus alojamentos de luxo, um Clube exclusivo que inclui o “Salicórnia” – um restaurante com open kitchen, dois bares (interior e exterior) com cocktails de assinatura, além de uma infinity pool e um open market. Um espaço rodeado por extensas zonas verdes e por passadiços de madeira de dois quilómetros, que levam os hóspedes até às torres de observação, com uma vista 360.º da envolvente. A estas valências, junta-se o Wellness Dome, um complexo com diversos campos multidesportivos (dois de ténis, quadro de padel, um de futebol, um de areia para vólei, futevólei e futebol de praia), uma pista (pumptrack) para BMX / BTT, diversos percursos pedonais e cicláveis com cerca de 7 km por entre sobreiros e pinheiros, charcas temporárias e uma lagoa, serviços de apoio familiar (Kids Club e babysitting), uma piscina na zona central do resort, e no futuro, um pomar e horta de produtos locais e um picadeiro com cavalos para passeios dentro do empreendimento.

Verdelago, Algarve

“O Verdelago é verdadeiramente um projecto único e inovador no ramo da arquitectura, ambiente e sustentabilidade e é inegável que vem abrir um novo segmento no Algarve. As vendas imobiliárias são um sucesso desde o primeiro dia e pela procura para aluguer que temos registado ainda antes da abertura, com dezenas de interessados em espera, acreditamos que a exploração turística registará igualmente números sem precedentes”, refere Paulo Monteiro, Director-Geral de Desenvolvimento.

A isto, soma-se a segurança, a privacidade, o conjunto variado de serviços exclusivos e de concierge e o luxo informal proporcionado pela decoração de interiores que esteve a cargo de Dexter Moren (atual Studio Moren) e Sofia Andrez (atual Andrez & Andrez). Esta última inspirou-se na paisagem natural envolvente e apostou em elementos equilibrados e orgânicos, no uso da pedra, fibras naturais, redes, palhinhas, madeiras toscas em tons neutros, em elementos decorativos artesanais e em mobiliário produzido em Portugal por empresas familiares.

Verdelago, Algarve

A reserva de um dos apenas cerca de 50 alojamentos de luxo disponíveis este ano pode ser feita no site do Verdelago Resort ou através de telefone. Os interessados poderão escolher entre apartamentos T1, T2 e T3 e as Townhouses, V2 e V3, com dois e três quartos (T2 a partir de 760 euros por noite e Townhouses a partir de 840 euros por noite).

Pedro Neto, Director-Geral de Operações, refere que “este é um projecto diferenciador e será um divisor de águas não só daquilo que se faz no Turismo no Algarve, como no mundo.  Somos muitíssimo mais do que apenas um resort e estamos ansiosos por receber os nossos hóspedes e clientes para uma experiência inesquecível de hospitalidade. Queremos que o Verdelago seja um destino de que a comunidade local se possa orgulhar e que na verdade, já considera seu. Oferecemos um luxo informal com foco em experiências únicas, num apelo aos sentidos e bem-estar e com um total respeito pela natureza”.

Recorde-se que o Verdelago Resort desde cedo marcou a diferença no setor turístico-residencial nacional, pelo seu baixo índice construtivo. 

Verdelago, Algarve

Dos seus 86 hectares de terreno, apenas 8,7% são ocupados por edificado, tendo o atelier Saraiva + Associados tido a preocupação de ocultar o resort pela área de pinhal. Destes, 70 hectares são de vegetação e incluem um Parque Verde de Recreio e de Lazer com cerca de 42 hectares, uma reserva natural em frente do mar com 24 hectares, áreas de interpretação ambiental, conservação e promoção do habitat e um lago com dois hectares. As charcas temporárias estão a cargo da CMAR (Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve) e as florestas da 2 B Forest, enquanto a fauna e a flora são asseguradas pela Associação Vita Nativa. O Verdelago Resort é também o primeiro resort turístico no País a aderir à certificação Green Globe, uma das mais exigentes certificações internacionais de turismo sustentável, com afiliação da Organização das Nações Unidas para o Turismo.

Para o final deste ano está previsto o início da construção de um hotel de 5 estrelas, com chancela internacional, com 197 quartos. No total, num espaço de 7 a 10 anos, o resort terá mais de 2000 camas, onde se incluirão 340 unidades residenciais turísticas.

Verdelago, Algarve

Salicórnia – do mar à serra – uma viagem pelos sabores

Com a assinatura do chef veneziano Marco Alban, o restaurante Salicórnia localizado no coração do Verdelago, entre a piscina infinita e o pinhal, é também, a alma do Clube de Aldeamento e promete uma viagem de sabores. O chef, que fez do Algarve casa nos últimos anos, conta com uma vasta experiência em fine dining, tendo sido chef executivo do Four Seasons Hotel Cairo, do Hotel Quinta do Lago e do Pine Cliffs: a Luxury Collection Resort, também no Algarve. Passou ainda pelo Cascais Miragem e pelo hotel Ritz, em Lisboa, entre outros. Com ligação direta aos passadiços de acesso à praia, o restaurante Salicórnia, vai destacar os sabores mais genuínos da região, com uma carta contemporânea, mas que reflecte a cultura e as tradições gastronómicas algarvias. 

Entre a variada seleção de pratos, encontram-se a “Fritura de peixe e marisco do dia”, o “Lucioperca com cogumelos e espargos”, o “Chambão de borrego”, além de uma seleção de “Pizzas artesanais” de fermentação lenta, também a destacar os produtos da região. A carta contempla, ainda, momentos de partilha, como o “Pica-pau de polvo”, a tradicional “Estopeta” e “Muxama algarvia” e o “Biqueirão albardado”. Nas sobremesas, há opções plant based, como o arroz-doce confecionado com leite de amêndoa do Algarve e mel biológico local.

Verdelago, Algarve

Impacto Económico no Município de Castro Marim

No ano cruzeiro, com um total de 2020 camas o Verdelago Resort fomentará a criação de cerca de 600 postos de trabalho directos e permanentes, com natural primazia para quem é da região, num dos concelhos economicamente menos desenvolvidos do Algarve, promovendo a evidente dinamização da economia local e o combate ao desemprego. Estes números evidenciam o relevo ímpar do Verdelago para uma zona de tão baixa densidade populacional como a vila raiana de Castro Marim.