
Foto Luís Ferraz
Ventozelo Hotel & Quinta eleito vencedor global português dos Best Of Wine Tourism 2026
O Ventozelo Hotel & Quinta, em São João da Pesqueira, foi distinguido como Vencedor Global 2026 dos Best Of Wine Tourism, galardões internacionais promovidos pela rede Great Wine Capitals, que distinguem anualmente a excelência no enoturismo nas principais regiões vinícolas do mundo.
Após ter vencido a categoria de Práticas Sustentáveis a nível regional — na área do Porto, Douro e Vinhos Verdes —, o projecto foi agora reconhecido a nível global, sendo considerado o melhor enoturismo português desta edição.
Na sua 24.ª edição, os prémios destacaram iniciativas que aliam tradição e inovação, autenticidade e sustentabilidade, valorizando o impacto das actividades nas comunidades e territórios onde se inserem.
“Esta distinção consolida a posição de Ventozelo Hotel & Quinta entre os melhores projectos de enoturismo a nível mundial e reforça o reconhecimento do Douro como uma das regiões vitivinícolas mais prestigiadas do mundo”, afirmou Elsa Couto, directora de Marketing e Comunicação da unidade.
A Great Wine Capitals, fundada em 1999, reúne 11 regiões vinícolas de referência mundial, incluindo Porto/Douro, Bordeaux, Bilbao-Rioja, Mendoza, Napa Valley, Verona, Lausanne e Adelaide, entre outras.
Na edição de 2026, o concurso recebeu 83 candidaturas da região do Porto, Douro e Vinhos Verdes, apurando sete vencedores regionais em categorias como sustentabilidade, arquitectura, gastronomia e arte & cultura. Entre estes, o Ventozelo Hotel & Quinta foi o único a alcançar o título de vencedor global.
Localizado em plena paisagem duriense, o Ventozelo Hotel & Quinta combina cinco séculos de história com uma oferta de 29 quartos, restaurante farm-to-table, provas de vinhos, centro interpretativo, percursos pedestres e actividades de turismo de natureza, reflectindo o compromisso do projecto com a valorização da ruralidade, da vinha e do território do Douro.
Fotografias: Luís Ferraz



















