CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

DR

Vale a pena a certificação energética nos edifícios de escritórios? - o estudo da CBRE

6 de dezembro de 2023

A consultora CBRE acaba de lançar a nível global o seu mais recente estudo ‘Is sustainability certification in Real Estate worth it?’. Esta é a terceira edição deste estudo que pretende apurar de que forma as certificações de sustentabilidade impactam a criação de valor e a transformação do sector de escritórios rumo a um futuro net zero.

O estudo focou-se exclusivamente no sector dos escritórios e analisou edifícios distribuídos por 19 países e 40 cidades, tendo sido consideradas as certificações BREAM, LEED, DGNB, HQE e WELL.


Liliana Soares Directora de ESG e Sustentabilidade na CBRE Portugal


“O stock de escritórios tem crescido a uma taxa inferior a 3% em Portugal. Porém, o stock de escritórios certificados, sobretudo nas cidades de Lisboa e Porto, cresce a uma taxa de 25% desde 2021, superior à média europeia de 11%. Isto revela uma clara aposta por parte dos proprietários no processo de certificação do seu portefólio, bem como a sua preocupação em garantir que os edifícios estão alinhados com as novas tendências de ESG.”, comenta, Liliana Soares, Directora de ESG e Sustentabilidade na CBRE Portugal.

Aquela responsável acrescenta que na cidade do Porto não se regista nenhum edifício de escritórios certificado desocupado, enquanto que em Lisboa o espaço desocupado em edifícios de escritórios não certificados é cinco vezes superior ao espaço disponível em edifícios certificados (do total de stock: 16% de vacancy em edifícios certificados vs 84% de vacancy em edifícios não certificados).

Relativamente às rendas, o estudo comprova que os edifícios certificados apresentam um prémio nas rendas 7% superior ao dos edifícios não certificados, existindo uma tendência de crescimento no fosso entre Green Premium e Brown Discount.