CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Urbanitae fecha maior operação de crowdfunding imobiliário de sempre em Portugal

11 de abril de 2024

A Urbanitae, plataforma espanhola de crowdfunding imobiliário, concluiu com sucesso a maior operação de crowdfunding imobiliário da história de Portugal até à data. Um total de 1.283 investidores de pequena e média dimensão financiaram com 5 milhões de euros um projecto para a construção e comissionamento de um resort de 96 apartamentos turísticos no Porto. Este é actualmente o montante máximo estabelecido por lei para os modelos de investimento colaborativo.

O projecto consiste na aquisição de uma antiga fábrica localizada na Rua Barão Forrester, nº 730. O imóvel será totalmente remodelado para acomodar serviços turísticos em regime de aparthotel numa primeira fase e, posteriormente, será arrendado ao operador internacional Numa Group. Após a estabilização do activo, este será vendido a um investidor imobiliário ou a qualquer tipo de investidor interessado num investimento deste género.

O promotor imobiliário desta operação é a Caler Real Estate Advisory, uma empresa que oferece serviços de investimento, gestão e optimização de carteiras de bens imobiliários. Com escritórios no Porto, Madrid e Barcelona, gere atualmente oito hotéis, dos quais se destacam o Palácio de Cedofeita e o Vincci Ponte de Ferro, no Porto, que são explorados respetivamente pela One Shot e pela Vincci Hoteles.Por sua vez, o Numa Group é um operador alemão de apartamentos turísticos para estadias de curta e média duração que gere mais de 3.000 unidades, distribuídas entre mais de 25 cidades e 9 países. Incorpora-se neste projeto através de um contrato de arrendamento fixo com duração de 25 anos, dos quais 15 são obrigatórios.Os investidores da Urbanitae entram na sociedade veículo da operação representando 85% do capital necessário (com montantes a partir de 500 euros), enquanto os restantes 15% são investidos pelo promotor e respetivos investidores. Através de um aumento de capital, juntam-se para levar a cabo não apenas a aquisição do ativo e os custos de adaptação dos 3.253 m2 de superfície (SBA), como também a sua gestão e venda. Desta forma, o projeto combina rendimentos por mais-valias e rendimentos de aluguer.


Prédio da Rua Alexandre Herculano, nº6, em Lisboa - Google Street View


Primeiros projetos e objetivos para 2024


Tendo chegado a Portugal em Dezembro de 2023, a Urbanitae lança agora os seus dois primeiros projectos e estabelece o objectivo de alcançar 20 milhões de euros financiados no primeiro ano de actividade.

Presente em Portugal desde dezembro de 2023, o empreendimento Barão Forrester é um dos dois projectos com que a Urbanitae se estreia no mercado português. O segundo projecto, denominado "Paulo Duque", consiste no desenvolvimento de um edifício com seis apartamentos na Cruz Quebrada, em Oeiras. Neste caso, a plataforma já reuniu 277 investidores, que participam na operação com 1.010.000€.

O projecto seguinte que a Urbanitae vai abrir para financiamento situa-se também em Lisboa, na Rua Alexandre Herculano, nº6, uma localização muito central. Trata-se de um empreendimento composto por 11 apartamentos e um espaço comercial, com um investimento de 4.053.000€.

Em Portugal, a Urbanitae é liderada por Simão Cruz, um profissional com uma longa carreira no sector imobiliário e financeiro, em empresas como o Grupo Martifer, Agrikolage e, mais recentemente, a plataforma de crowdfunding Crowdestate.eu.

"Continuamos a estudar novas oportunidades de investimento em todo o país, com foco especial em activos de grande dimensão. O nosso objectivo é atingir um volume de 20 milhões de euros em projectos financiados até ao final de 2024," comentou Simão Cruz, Country Director da Urbanitae Portugal.