CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

"Urban [R]Evolution" na Cordoaria Nacional

14 de agosto de 2023

18 conceituados artistas de arte urbana tem uma exposição colectiva na Cordoaria Nacional, em Lisboa. A mostra está patente até ao dia 3 de Dezembro.

Shepard Fairey, André Saraiva, Vhils, Felipe Pantone, Jason Revok, Add Fuel, Wasted Rita, Tamara Alves e Nuno Viegas são alguns dos 18 artistas da exposição "Urban [R]Evolution", que está patente até ao dia 3 de dezembro.





Para o visitante compreender a evolução desta arte nas últimas décadas o trabalho da fotógrafa norte-americana Martha Cooper é fundamental. As imagens captadas desde a década de 1970 em Nova Iorque, são "a chave para entender a evolução do movimento no mundo inteiro", afirma a curadoria da exposição.



Urban(R)Evolution narra o fascinante desenvolvimento da arte urbana, começando pelas suas fases iniciais na forma de tags, graffiti e pinturas no Metro, progredindo através do influente período intermediário até, eventualmente, dar origem à street art. Esta arte desenvolveu-se inicialmente com base na tinta spray e pasta de trigo, mas rapidamente evoluiu para incorporar várias técnicas de todo o mundo. A combinação explosiva de graffiti, breakdancing e rap levou a uma explosão global de expressão popular.



A exposição inclui núcleos imersivos que exibem os diversos estilos e técnicas que evoluíram desde a génese da street art até ao presente. Renomados artistas portugueses e internacionais criam estas cativantes instalações a partir do movimento.

A abertura dos artistas para trabalhar em qualquer superfície e o seu uso de diversos suportes e técnicas foram decisivos para um movimento artístico global. Urban(R)Evolution explora a fenomenal explosão criativa que varreu o mundo, facilitada pelo poder dos media.

A não perder.