CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

 

 

 

 

VIVOOD Landscape Hotel é o primeiro hotel de paisagem de Espanha

16 de outubro de 2020

Ecologia, sustentabilidade e bem-estar foram os três princípios que levou o jpvem arquitecto de Segóvia, Daniel Mayo, a promover e desenhar um projeto inovador e pioneiro no sector turístico, o primeiro hotel de paisagem de Espanha.

O VIVOOD Landscape Hotel & 5E Spa encontra-se rodeado de natureza na província de Alicante, mais concretamente no vale de Guadalest. Aqui surge a propriedade de quase 81 mil metros quadrados onde se construiu este equipamento, num terreno repleto de vegetação mediterrânica e rodeado de montanhas.

Cada detalhe foi cuidadosamente planeado e pensado na hora de conceber e projectar este hotel. Um dos aspectos mais importantes foi o desenho arquitectónico que contou com o contributo das soluções de vidro da Guardian Glass.

Na palavras da equipa de arquitectos da VIVOOD, “por se tratar do projecto de desenvolvimento de um hotel de paisagem numa envolvente natural privilegiada, em que a relação directa com o exterior é fundamental, o vidro é o elemento material que determina a relação que se procura, garantindo as condições de conforto que são exigidas a um hotel”. Daniel Mayo e a sua equipa encarregaram os vidros Guardian Glass da tarefa de serem mediadores entre a paisagem envolvente e o hóspede nos diversos espaços construídos.

O VIVOOD Landscape Hotel & 5E Spa conta com um total de 35 quartos únicos, exclusivos e diferentes, distribuídos por dez villas privadas, quatro suites com piscina e vinte e uma suites duplas. Todas elas com um desenho minimalista, sem por isso deixarem de ser vanguardistas e de luxo.

Todos os módulos foram pré-fabricados e montados em estaleiro

As suites adotam a forma cúbica, espaços independentes com cerca de 27 metros quadrados, adaptados à orografia, sem a alterar ou modificar. Estão distribuídas ao longo de vários caminhos naturais que percorrem um trilho de  montanha, elevadas a cerca de três metros do nível do solo, no qual se apoiam com recurso a uma série de pilares metálicos de altura variável e completamente integrados no meio. Todos os módulos foram pré-fabricados e montados em estaleiro, sendo depois transportados até ao local, reduzindo assim os prazos, resíduos e impactos na envolvente. A altura a que se elevam faz com que se mantenha o respeito pelo terreno original. Os cubículos, compostos por três painéis de madeira e um de vidro Guardian Sun, acedem-se através de uma rampa ou escada, dependendo do terreno onde se encontram. Tudo isto faz com que cada um tenha um desenho único e personalizado, influenciado pela parcela de terreno onde se situam e não ao contrário. Um planeamento através do qual se pretende aproximar os clientes da experiência do luxo e do conforto numa envolvente completamente natural. Quatro destas suites, além do mais, contam com um terraço exterior e jacuzzi climatizado ao ar livre.

Quanto às villas, privadas e independentes umas das outras, medem cerca de 70 metros quadrados. São as habitações mais luxuosas e espaçosas do hotel. Contam com um salão panorâmico, terraço solário, piscina climatizada ao ar livre, quarto com camas 2X2 metros, quarto de vestir, tela de cinema no quarto, casa de banho com chuveiro de efeito chuva com vistas para a montanha e equipadas com tecnologia domótica.

Nas instalações do hotel encontram-se duas piscinas panorâmicas que se integram na paisagem e parecem fundir-se com o horizonte, um spa inspirado nos cinco elementos da natureza, restaurante, lounge bar e bar de piscina, salas de reuniões e mais de 75 mil metros quadrados de terreno (apenas 7,22% da área se encontra construída).

Transparência 

No VIVOOD, todos os quartos estão acima do nível do solo, orientados para um vale; uma janela panorâmica do chão ao tecto surge em frente à cama, sendo a única coisa que separa o hóspede da natureza e deixando que esta entre no quarto. O mesmo sucede com a casa de banho, onde o hóspede pode tomar um duche cara a cara com o vale. Além do mais, VIVOOD faz da iluminação natural uma marca, algo que permite criar ambientes mais saudáveis e confortáveis.

No que toca às soluções Guardian Glass seleccionadas para este projecto, usou-se em termos gerais os vidros Guardian Sun, ainda que as dimensões do vão a fechar e as dimensões das peças em que estes se decompunham, introduziram alterações na espessura das lâminas que compõem os vidros. “A utilização destes vidros é aconselhada porque resolve as exigências térmicas impostas pelo Código Técnico da Edificação para o projecto que enfrentávamos, enquanto nos oferecia, ao mesmo tempo, uma transparência quase total, sem alterar em demasia a coloração da envolvente”, explicam os arquitectos.