CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

 

 

 

 

 

 

 

Termas de Melgaço vão ter um Grande Hotel 4 estrelas

18 de dezembro de 2020

A empresa de capitais luso-franceses OCRAM Hotel Management vai investir cerca de 7,2 milhões de euros na construção do novo “Grande Hotel do Peso”, situado na localidade termal do Peso, a pouca distância de Melgaço. O investimento conta com o financiamento do Turismo de Portugal, cujo contrato foi assinado esta semana.

As propriedades termais das Águas do Peso são reconhecidas e valorizadas desde há muitos anos, mais propriamente desde 1884, e o antigo hotel há muito entrara em ruína. Mas se a pandemia da covid-19 trouxe de positivo, no meio da devastação que tem provoado, foi, sem dúvida, a crescente atenção dada ao interior do país, nomeadamente a unânime valorização do seu potencial turístico, por muitas e boas razões que não importa aqui elencar.

A notícia de mais uma reabilitação hoteleira, há muito em ruínas, por parte de um grupo investidor luso-francês é de saudar.

 

Águas termais: um polo de desenvolvimento

Localizado mesmo junto à fronteira norte com a Espanha, o Parque Termal do Peso ou Estância Termal de Melgaço, na freguesia de Paderne, lugar do Peso, entre Monção e Melgaço, esteve anos votado ao esquecimento. Agora parece querer ganhar o brilho e a atractividade de outros tempos, fenómeno que parece querer alastrar a outras zonas termais do país, preciosidades do turismo de saúde e lazer ainda, reconhecidamente, mal exploradas.

A antiga unidade hoteleira foi construída em 1901 mas há muitas décadas estava já abandonada e em ruína. A reabilitação da zona termal e o crescente interesse pelo turismo de natureza e de saúde pela OCRAM Hotel Management levaram a empresa a equacionar o investimento, numa região onde já possui outras unidades hoteleiras. A OCRAM Hotel Management dispõe actualmente de “seis activos, duas marcas (Piamonte Hotels e Walk Hotels), um complexo termal (Complexo Termal de Melgaço) e quatro hotéis: Ribeira Collection Hotel em Arcos de Valdevez, Hotel Castrum Villae em Castro Laboreiro, Hotel Carvalhais em Santo Tirso e, em breve, Walk Hotel Gaia-Porto, a inaugurar em breve”

 

Um 4 estrelas com 74 quartos/suites

O Grande Hotel do Peso, de quatro estrelas, terá 74 quartos/suites, piscina, restaurante e todas as valências que uma unidade desta categoria naturalmente disponibiliza.

A traça do edifício original vai ser mantida, mas o antigo imóvel irá sofrer uma grande ampliação, e estará dotado de um generoso parque de estacionamento e áreas verdes circundantes

O azul que identificada o antigo edifício do início do século XX vai dar cor à nova unidade. A fachada e os portões das entradas reabilitados vão ostentar a distinção de outrora.

No interior, a comodidade promete, tantos nos quartos como na zona de restauração, sala de reuniões. A obras já começaram.

Durante a cerimónia da assinatura do contrato de financiamento a secretária de Estado do Turismo apontou: “O Norte do país tem tido um crescimento vigoroso. Para além desde crescimento, continuaremos a clamar por mais qualidade, por mais e melhores turistas envolvendo os territórios”, disse Rita Marques. “Não haverá retoma económica sem turismo. Tão importante no passado e tão importante seguramente será no futuro”, acrescentou.

Para o presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista (PS), tal como no passado, a nova unidade hoteleira terá um «peso» significativo na economia do concelho.

“Foi durante décadas um espaço de referência para o turismo. Para aqui vinham grandes figuras da sociedade portuguesa”, recordou o autarca socialista que destacou o “percurso excpecional” que Melgaço tem feito do ponto de vista turístico. “O turismo continua e continuará a ser uma enorme alavanca para o nosso Município”, acredita Manoel Batista. A reabertura do novo Grande Hotel do Peso esta prevista para 2022.

 

Fotos cortesia Rádio Vale do Minho/Raphael Castro Architectural