CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

 

 

 

 

Sudoeste Algarvio vai receber o eco resort Cerro Mouro

18 de julho de 2022

Cerro Mouro é um inovador e exclusivo eco resort no Sudoeste Algarvio que fica aninhado na fronteira do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, entre a aldeia de Barão de São João e Lagos.

O promotor e construtor do empreendimento é a empresa CO Cerro Mouro, que concebe, constrói e promove projectos imobiliários, para além de facultar serviços de gestão de propriedades, nomeadamente gestão de arrendamento, para potenciar o retorno do investimento em segundas residências. Para a comercialização deste empreendimento, a CO Cerro Mouro realizou uma parceria exclusiva com a rede Century 21 Portugal.

Cerro Mouro contará com 24 habitações - entre moradias, townhouses e apartamentos - mergulhadas na natureza e pensadas para o mais genuíno conceito de slow living. Até ao final de 2024, estima-se que esteja terminada a construção das 24 habitações ecológicas de luxo do Cerro Mouro, onde o conforto e modernidade coabitam em harmonia com o estilo de vida do ambiente envolvente. Ao todo, são nove moradias independentes, nove townhouses de dois pisos e seis apartamentos, aos quais se juntam mais seis espaços semicomerciais e estúdios. 

A construção do empreendimento integra, o máximo possível, o recurso a materiais ecológicos com origem ou proximidade na região, como estruturas de madeira e sistemas de isolamento produzidos localmente, que permitem aumentar o conforto térmico em qualquer das estações do ano. O objectivo é criar habitações com elevados níveis de eficiência energética e sustentabilidade ambiental, graças ao seu design inovador. O edificado do empreendimento divide-se em quatro zonas, cada uma pensada para integrar as diferentes tipologias de habitação.  Entre os espaços comuns, destacam-se um parque natural de diversão para crianças, um lago, hortas comunitárias, floresta e pomares.

Na zona A, arrumam-se as nove moradias V4, com valores a partir dos 612 000 €. A área bruta de construção de cada habitação é de 185 m2, enquanto a área média do lote de terreno ronda os 628 m2 e os jardins, virados a sudoeste, podem ter até 468 m2.  Nas zonas B e C, ficam as townhouses de tipologia T2 +1, com valores a partir de 439.000 euros. A área bruta de construção totaliza os146 m2, a área média do lote é de 303 m2 e os jardins chegam aos 173 m2. Na zona D, ficam os apartamentos de tipologia T2, no 1º piso, com uma área bruta de construção de 102 m2 e amplos terraços virados a sul.

O projecto dos imóveis em modelo chave na mão inclui, em qualquer tipologia, cozinha equipada com eletrodomésticos AEG, estacionamento privado, chão aquecido, vidros duplos, instalação solar, bomba de calor para aquecimento e arrefecimento, uma grande piscina ecológica comunitária e hortas comunitárias.

Ao lado do parque natural, longe do turismo de massas

As habitações do Cerro Mouro desfrutam de 300 dias de sol por ano. Para além disso, este é um lugar muito completo para os amantes do desporto, onde actividades como o surf, golfe, caminhadas, andar de bicicleta ou praticar yoga podem fazer parte da rotina diária dos seus habitantes. Os espaços do empreendimento são destinados a casais, famílias, empresários, nómadas digitais e a todos os que necessitem de se afastar do ritmo cosmopolita para ir ao encontro da natureza.

Na opinião de Dave Hemminga, fundador da CO Cerro Mouro, “este empreendimento surgiu de uma paixão, minha e da minha família, por este lugar: um espaço afastado de tudo, onde o campo se encontra com o mar e as quatro estações do ano são vividas intensamente. Onde se pode relaxar, ser activo, criativo, trabalhar sozinho, cooperar ou simplesmente passar os dias junto ao oceano e celebrar. Um lugar onde as crianças podem brincar, onde podem correr livremente, em segurança, e juntos reaprenderem os ritmos da natureza. Cerro Mouro é esse lugar inspirador e aqui pode-se trabalhar, viver, relaxar, explorar ou simplesmente fazer uma pausa e desconectar de tudo, ao mesmo tempo que se investe num promissor projeto de habitação ecológica, com um retorno de investimento garantido, no qual todos os serviços de gestão do imóvel estão cobertos”.

Tudo num só interlocutor

O promotor do empreendimento disponibiliza serviços adicionais como a concepção e implementação de jardins - incluindo vedações, infraestruturas e paisagismo - ou lareira exterior.

A CO Cerro Mouro poderá, também, prestar inúmeros serviços opcionais de gestão de imóveis, como manutenção, limpeza e arrendamento. Ou apoio no design de interiores, na escolha, fornecimento de mobiliário, decoração, ou fornecimento de toldos triangulares para jardim ou terraços. Quem pretender pode ainda solicitar serviços de wellness e atividades desportivas, aquecimento de piscina por energia solar, jacuzzi ou arrumação exterior extra para bicicletas, pranchas de surf ou mobiliário. Possibilidade de instalar ainda forno de lenha para pizzas e painéis solares para telhado.

O promotor faculta, também, assistência jurídica, apoio ao regime fiscal não habitual, arrendamento de espaços de 6x 115 m2, com jardins virados a sul, para lojas, atelier ou escritório equipado, com total privacidade para videochamadas. Para além disso, pode também efetuar a instalação de carport e de estações de carregamento para automóveis elétricos

Paulo Silva, Broker do Grupo Century 21 Realty Art, conclui: “Este projecto é muito peculiar para nós, tendo em conta que estamos envolvidos nele desde o início, com a venda do terreno à CO Cerro Mouro. Desde aí, fomos contribuindo com o nosso conhecimento especializado deste mercado, para ajudar o promotor a identificar o tipo de projeto imobiliário que faria mais sentido, nesta zona. Depois de tantos anos a trabalhar o sector imobiliário no Algarve, posso concluir que este conceito de habitação é bastante raro entre a oferta imobiliária desta região. Os valores da sustentabilidade ambiental, respeito e desfrute da natureza, bem como a qualidade de vida que a construção sustentável faculta são denominadores comuns da Century 21 Portugal e da CO Cerro Mouro, pelo que estamos absolutamente entusiasmados com a parceria para a comercialização deste empreendimento, tendo em conta a capacidade estratégica da nossa rede imobiliária junto dos potenciais clientes nacionais e internacionais”.