CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Pousada de Tavira proporciona uma viagem no tempo até ao século XII

25 de agosto de 2021

A Pousada Convento de Tavira reconstruiu o espaço do convento quinhentista e ainda proporciona aos hóspedes e visitantes a oportunidade de poder ver um Bairro Almóada do século XII preservado, intacto e a descoberto no Bar da Pousada.

A requalificação e adaptação do original Convento de Nossa Senhora da Graça possibilitou a identificação de um Bairro Almóada, de finais do século XII e inícios do século XIII. A relevância dos vestígios arqueológicos possibilitou que parte do bairro fosse preservada e musealizada em 2006. Além das estruturas habitacionais, o núcleo exibe ainda objectos encontrados no próprio local como panelas, caçoilas, tigelas, talhas, candeias de pé alto, peças de jogo, etc.

O Bairro Almóada da Pousada Convento de Tavira retrata perfeitamente o urbanismo de época islâmica em solo nacional e, recentemente, renovou a sua oferta e inaugurou recentemente uma nova exposição para exibir as “De Triana a Tavira. Cerâmicas Sevilhanas dos séculos XIV e XVI”. Esta exibição pretende mostrar um conjunto significativo de cerâmica importada que as escavações arqueológicas colocaram a descoberto, nomeadamente peças vindas de Sevilha e de outros importantes centros produtores, como Valência e o Reino de Granada salientando a importância e as relações comerciais da cidade de Tavira nesta época. Tornar a Pousada Convento de Tavira no ponto de partida para a descoberta arquitectónica, cultural e de lazer da cidade é convite das Pousadas de Portugal. A visita é gratuita para hóspedes e visitantes e está disponível através de marcação prévia, devido à actual situação pandémica.

A Pousada Convento de Tavira, do Grupo Pestana, está situada no centro histórico da cidade, fica a poucos minutos a pé da Ponte Romana sobre o Rio Gilão e a apenas 15 minutos da praia da Ilha de Tavira. Durante a estadia os hóspedes podem passear pelo jardim e pelo claustro, jantar no Restaurante, mergulhar na piscina exterior e relaxar nas espreguiçadeiras. Os 36 quartos, alguns adaptados de antigas celas do convento, dispõem de todo o conforto e comodidade.