CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Portugueses sem dinheiro para férias

30 de junho de 2020

Os portugueses estão com menos dinheiro disponível para férias e compras. A quebra de rendimentos resulta em cortar algumas despesas, entre elas as férias, sobretudo no Algarve e no litoral alentejano.

De acordo com um estudo da plataforma Fixando - junto de 11.800 inquiridos na sua plataforma, entre os dias 6 e 26 de Junho, na fase do ano face a anos anteriores, 23% dos portugueses diz ter tido quebras nos seus rendimentos mensais entre 500 e 1.000 euros, o que se traduz numa média de menos 344 euros/mês em comparação com 2019.

.Os inquiridos pela plataforma nacional para a prestação de serviços locais justificam esta quebra de rendimentos às consequências directas da pandemia: despedimentos (29,1%), Layoff (17,3%), obrigatoriedade de paragem de actividade (17,6%) e quebra na procura no ramo de trabalho (17%). 

Como consequência, 80% exclui possibilidade de ir de férias para sul em 2020, em particular Algarve e Costa Vicentina, mas o estudo indica ainda que, em Julho, 51,5% não considera ir à praia, 64% não considera ir a um centro comercial e 66,6% não tenciona colocar o pé num restaurante. 

Perante a crise que se vive, 24,4% afirma já ter reduzido gastos, estando mesmo a poupar dinheiro e a ordem de factores é a seguinte: 61% deixou de frequentar restaurantes, 53% já não compra roupa/sapatos, 48% não sai à noite e 36% deixou de frequentar ginásios. 

Quanto aos receios para o futuro, destacam-se a perda de rendimentos (45%), a incerteza quanto ao futuro (45%), contrair covid-19 (41%), ficar sem emprego (24%) e contagiar terceiros (23%). "Estes resultados vão de encontro ao que assistimos no comportamento dos portugueses na nossa plataforma, ou seja, as os consumidores têm recorrido mais a serviços de apoio ao lar enquanto os profissionais desempregados adaptam-se a novas áreas de negócio, como os serviços de entrega", reforça Alice Nunes, directora de Desenvolvimento de Negócio da Fixando.