CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
domingo, 29 de novembro de 2020
Turismo
Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli, em Évora, já abriu ao público

Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli, em Évora, já abriu ao público

29 de outubro de 2020

 A Fundação Eugénio de Almeida torna possível a visita pública ao Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli, a Cartuxa de Évora. 

A fundação proporciona um programa de visitas adicional durante os próximos meses, alargando-se a um maior número de pessoas a oportunidade de conhecer este monumento de grande significado espiritual e cultural, 
ímpar em Portugal.  O programa inclui visitas livres e visitas guiadas em horário fixo, gratuitas, e 
ainda a possibilidade de se acolherem grupos organizados para visita guiada, mediante marcação 
prévia, em condições sob consulta.  Mais informações AQUI

Breve descrição do monumento escrita pela  Fundação Eugénio de Almeida:

O Mosteiro da Cartuxa foi construído em Évora, entre 1587 e 1598, pelo Arcebispo D. Teotónio, da Casa de Bragança, a qual, uma vez reinante, enriqueceu artísticamente a igreja: no séc. XVII, D. Pedro II, com pórtico e fachada de mármore, admirada do exterior, no séc. XVIII, D. João V, com retábulo de talha dourada; por isso esta igreja foi declarada monumento nacional em 1910.

Em 1834, as forças revolucionárias expulsaram os cartuxos, junto com todos os religiosos. O mosteiro passou a ser do Estado que o aproveitou para Escola de agricultura (a monumental igreja serviu de celeiro...). Em 1871 a família Eugénio de Almeida adquiriu as ruínas.

A meados do séc. XX o herdeiro, Vasco Maria, Conde de Villalva, decidiu restaurar o mosteiro e devolvê-lo à Ordem de São Bruno. Sete foram os fundadores em 1587 e sete os restauradores em 1960. Data de 1960 a reinstalação dos Monges Cartuxos, a convite do Instituidor da Fundação que, com essa finalidade, promoveu profundas obras de reconstrução e restauro do edifício. O Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli ou Cartuxa de Évora, propriedade da Fundação Eugénio de Almeida, é um local de oração e contemplação, única presença dos Monges Cartuxos em Portugal.

A partir de então a vida cartusiana renasceu e reviveu em Santa Maria Scala Coeli, aberta ao ingresso de novas vocações portuguesas.

PUB
TURISMO
Madeira, Lisboa e Algarve são os melhores destinos do mundo
28 de novembro de 2020
ARRENDAMENTO
Governo vai enviar à AR proposta sobre apoio a rendas não habitacionais
25 de novembro de 2020
PUB
PUB
INTERNACIONAL
Sentimento económico e expectativas de emprego afundam na zona euro
27 de novembro de 2020
PUB